Pular para o conteúdo principal

Estive em um restaurante de 40 anos no centro de Sampa



Num passeio pelo centro, onde pude admirar a imensa fila dos devedores que serpenteava o grande Vale do Anhangabaú.

Eram os inúmeros endividados da cidade, sonhando em limpar os seus nomes, presos no Serasa, ou nos cartórios, impedindo-os de adquirir uma geladeira, um televisor. Sim, porque limpar o nome significa contrair novo empréstimo.

Lógico, nem todos que lá estiveram queriam ouvir falar em novos empréstimos, mas era só dar uma olhada no local da "negociação", onde supostamente se reduziria a dívida, e se notaria um setor de empréstimos(?).

Emprestar para pagar a divida? Mas isto é explorar ainda mais o devedor.

Ouvindo alguns dos que por lá estavam, percebi que não houvera negociação alguma, nem redução das dívidas, houve sim, um mapeamento dos endividados para reforçar a cobrança dos mesmos, num futuro próximo.

Estavam desencatados com a "humanidade" dos bancos e das empresas públicas que lá estavam para negociar.

Pelo volume de pessoas que havia, era impraticavel qualquer "negociação", porque negociação demanda tempo, e lá pelo volume de gente, isto não seria possível.

Lembrava a forma de arregimentação de soldados para a Guerra do Paraguai.

Colocavam uma banda tocando na Praça da Sé, e quando a praça estava cheia de gente, fechavam as ruas laterais e capturavam as pessoas, que eram obrigadas a se alistar como soldados para lutarem na guerra.

Lá observei também a nossa versão tupiniquim do Ocupem Wall Street, o "Ocupem o Anhangabaú", que não incomodava ninguém, pois não se encontrava no meio de algum caminho importante, como em Wall Street.

Parecia mais um grupo de abandonados da rua, esquentando comida naqueles panelões empretejados.

Para uma crítica do capitalismo, fato saudável e necessário, guardava uma semelhança com um movimento espontâneo e sem vínculos com qualquer movimento organizado.

Lembrava mais o movimento dos sem teto, mais organização.

Uma tal contradição entre uma fila de endividados e o Ocupem o anhangabaú, talvez saísse alguma revindicação maior. Mas não, um e outro se desconheciam no Vale ocupado

Voltando desta "tour" paramos, eu e minha esposa Meg, numa casa de mate gelado, na subida do Anhangabaú, e nos refrescamos um pouco do calor.

Há uns 20 ou 30 anos atrás ali era um ponto de parada obrigatória, para quem fosse ao centro, mas hoje, com o centro decadente ali há um certo saudosismo.


Caminhamos pela São João, passamos por um prédio ocupado por sem tetos, que fica bem na esquina com a Ipiranga,  e alcançamos o Restaurante La Farina, rua aurora 610, bem na travessa, bairro Santa Ifigênia,

O restaurante tem bancos com encostos altos que separam uma mesa da outra.

Olhamos o cardápio e nos encantamos com um tortelone verde com nozes, mais molho de quatro queijos, gratinado ao forno. Porção para dois.

Os garçon eram de "alguma" idade, acompanhando os 40 anos do restaurante, o que não é demérito para o proprietário, ao contrário, mostra história e tradição, valores que respeitamos e valorizamos.

Posso dizer que nos refestelamos bastante com a saborosíssima massa.

Eu que sou frequentador do "Gato que Ri", no Arouche, descobri outro espaço esquecido no passado da cidade.

O centro de Sampa está realmente abandonado, mas ainda tem belas alternativas tanto de visita, como de alimentação.

No Vale do anhangabaú vi um misto de turistas fotografando uma fonte desativada, enquanto um cidadão urinava ao lado. Tudo com muitos sorrisos ingênuos e discrição de quem urinava, como se também estivesse observando algo.

Dá para aceitar?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,