Pular para o conteúdo principal

Fundamentalismo islâmico provoca mortes na Nigéria

A religião sendo usada como instrumento de poder e não como base para um diálogo, é o que estamos assistindo no mundo, num crescente, desde quando ruiu o socialismo na URSS.

Quando a União Soviética fazia a compensação do poder hegemônico dos EUA, a influência do fundamentalismo religioso, principalmente o islâmico não tinha grande força.

Hoje, por exemplo, a política Palestina é administrada por dois movimentos, um fundamentalista, e outro, laico, oriundo da velha influência da União Soviética, que mantém-se com dificuldades, respaldado pelos movimentos sociais do mundo.

A Nigéria vive um fanatismo que busca a separação do Estado, como ocorreu recentemente no Sudão, onde os interesses econômicos, se utilizaram das diferenças religiosas e obtiveram sucesso.

O Brasil tem sobrevivido há décadas de globalização religiosa.

A divisão maior se dá entre os cristãos que se autodenominam de evangélicos, vindos sob influência norteamericana, e o catolicismo, que ainda têm alguma hegemonia, mas perde força ao longo do tempo.

Esta influência no Brasil dos evangélicos gerou na política a chamada "bancada evangélica", voltada a tornar o Brasil um país do "Senhor Jesus", diferente das concepções cristãs anteriores que consideravam isto já existir.

É movimento que se organiza para chegar ao poder, como no Império Evangélico do norte, trazendo suas ambições econômicas, e perspectivas belicistas para com outras crenças.

Consideram que apoiar Israel neste momento é fundamental, tendo em vista a volta de Cristo numa Jerusalém reunificada.

Isto foge do estado laico como o conhecemos desde a República, e lança uma nuvem de desconfiança sobre as religiões como um todo no país.

Segundo as pesquisas, este movimento cresceu junto as classes mais pobres, e estacionou e em certos casos diminuiu nesta década, conforme estas classes foram melhorando sua qualidade de vida.

A Igreja Católica, tomou dupla atitude: uma umbilical voltou-se a manter a formação de seus leigos seja em cursos, seja através de ações pastorais; outra, seguindo o receituário evangélico, com atividades basicamente espirituais, separando tudo o que diz respeito à realidade do país.

As antigas comunidades de base, praticamente desapareceram, por não suportar o volume da massificação de nosso tempo. Como era uma atividade comunitária, foi rareando.

Deixo mais um artigo sobre a barbárie fundamentalista que infesta nosso mundo pós-contemporâneo, onde a tecnologia de ponta convive com o atraso milenar. Retirei da Folha on line

Ataques a delegacias e igrejas matam 69 pessoas na Nigéria
Publicidade
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Ao menos 69 pessoas morreram em ataques coordenados realizados na sexta-feira (4), contra delegacias de polícia e igrejas na cidade de Damaturu, no nordeste da Nigéria. Os atentados foram reivindicados pela seita islâmica Boko Haram.
Fontes locais relataram que outras centenas de pessoas ficaram feridas quando os terroristas atacaram a sede da polícia, assim como três delegacias e seis igrejas, todas em Damaturu. Os ataques ocorreram entre a tarde e a noite de ontem. Moradores do município tiveram que deixar as suas residências.
Um dos ataques foi cometido por um suicida, que lançou seu veículo cheio de explosivos contra um prédio da polícia.
"Foi um ataque suicida com bomba contra um de nossos imóveis. O agressor veio a bordo de um carro e entrou no imóvel, e os explosivos foram detonados", disse por telefone o chefe da polícia do estado de Yobe, Suleimon Lawal.
Um membro da seita islâmica Boko Haram reivindicou o ataque. Essa seita, cujo nome significa "a educação ocidental é um pecado", opera no norte do país majoritariamente muçulmano, mas com algumas comunidades cristãs.
A Boko Haram também reivindicou o ataque com explosivos do dia 26 de agosto contra a sede das Nações Unidas na capital Abuja, que deixou 24 mortos.
"Somos responsáveis pelos ataques em Borno [Estado cuja capital é Maiduguri] e Damaturu", afirmou por telefone à agência France Presse um membro da seita, Abul Qaqa.
"Vamos seguir atacando alvos do governo federal enquanto as forças de segurança continuarem perseguindo nossos membros e civis vulneráveis", acrescentou o integrante da Boko Haram.
Até o momento não se sabe se este ataque era dirigido contra o quartel-general da polícia ou contra as delegacias.
A polícia está em alerta máximo em todo o território.
O nordeste da Nigéria, país mais povoado da África com mais de 160 milhões de habitantes, costuma ser alvo de ataques perpetrados por combatentes da seita.
O norte da Nigéria é povoado sobretudo por muçulmanos que coexistem com uma minoria de cristãos, majoritários, por sua vez, no sul.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,