EUA questionam Agência Nacional de Petróleo (ANP) quanto à participação de brasileiros

O ponte de discórdia está na chamada "exigência de conteúdo local" estabelecida pela ANP, que segundo Roberta Jacobson, nova Secretária de Estado para o hemisfério ocidental, "podem impedir a exploração eficiente do petróleo e gás e eventualmente reduzir a capacidade para extração segura".

Ora, o que quer dizer esta exigência de conteúdo local? Ela quer dizer que toda empresa petrolífera que vier a explorar o nosso subsolo para extrair o petróleo deve comprar ou fazer contratos de serviços com empresas naiconais, numa proporção de 65%.

Devemos lembrar que Haroldo Lima, do PC do B, está à frente desta Agência, em final de mandato, cumprindo rigorosamente a defesa do patrimônio nacional.

Esta reivindicação americana só existe, porque FHC escancarou a Petrobrás aos interesse estrangeiros, quando foi Presidente da República, e agora ficamos à mercê destes interesses, podendo "regulamentar" o complemento desta exploração alienígena.

É, entretanto, temerário ver o quanto eles já estão com a mão na botija, e reclamando!

Devemos, o quanto antes, aperfeiçoar as nossas Forças Armadas com equipamentos e tecnologia de última geração. para salvaguardarmos nosso ´pré-sal.

Devemos também considerar que os EUA podem incentivar a discórdia quanto à distribuição dos royaties do petróleo entre os estados brasileiros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como devia estar a cabeça de Mário de Andrade ao escrever este poema?

PLEBISCITO POPULAR

O que escondo no bolso do vestido - Poema de Betty Vidigal