Entre um câncer e uma exposição de fotografias

Esta noite fui a dois lugares completamente distintos

O primeiro foi ao Hospital do câncer, visitar o filho de um amigo, que está com câncer. O rapaz têm 30 anos e chama-se Felipe. Luta contra a doença há bastante tempo, e o meu amigo chama-se Carmelo.

O Carmelo foi Gerente de produção da Pilha Rayovac, do Grupo Microlite. Sempre foi um perfeccionista. Era uma boa pessoa, mas meio rígido.

Depois que foi demitido e foi para a rua, como eu,  tornando-se mais humano com as pessoas, também como eu.

Profissional extremamente competente foi cuspido fora da empresa quando ela fechou e vive desperdiçado por este mercado doido de São Paulo.

De vez em quando alguém o descobre e lá vai ele.

Logo as pessoas percebem que ele sabe muito, e por saber muito, acaba sendo rejeitado no final , porque, aqui entre nós, a maioria não quer a perfeição, mas cozinhar a massaroca mesmo.

Lógico, tem muito teatro, e têm também os interessados, poucos.

Então ele acaba rejeitado.

Rejeitado na própria casa, foi morar sozinho.

Meio mulherengo, arranjou uma caipirinha e vai por aí... não vou entrar em detalhes para não ficar mal com ele, não tenho autorização para falar de sua vida particular. O fato é que ele está bem, e tem uma vida bem alegre e divertida. Ele é alegre.

O principal é que somos amigos e nos divertimos de todas estas histórias.

Infelizmente o seu filho, o Felipe,  ficou com este câncer, e fui duas vezes visitá-lo no hospital.

O rapaz tem a face pura, apesar de debilitado pela doença. Sente-se muito cansado. Lembrei-me de minha mãe enferma, dizendo o mesmo.

Completamente diferente de tantos com os corpos sãos, mas com o diabinho dentro, como diria Santa Terezinha do menino Jesus.

O segundo lugar foi ir ao lançamento da Exposição de Steve Mc Curry no Instituo Tomie Ohtake.

Lá dei de frente com o povo andrógeno da área.

Já estou acostumado com tantas tribos diferentes.

É uma belíssima exposição que merece ser visitada por todos.

O Instituo fica na Faria Lima, esquina com a Pedroso de Morais, em Pinheiros.

A exposição vai até 29 de janeiro de 2012. Comi uns salgadinhos da hora.

Se vocês me perguntarem qual das duas atividades foi mais importante, eu respondo com outra pergunta:

O que Deus diria, a respeito destas duas atividades, sobre qual delas seria a mais importante?

A visita ao Felipe, certamente.

Sempre será mais importante estar onde podemos trazer algum conforto a alguém, e sentir-nos menos inúteis neste mundo.

Ocorre que somos egoístas e só vemos o nosso lado, sem nos sensibilizarmos com os outros.

Esta visita mesma, ao Hospital do Câncer, eu demorei duas semanas para ir, por total inépcia.

Deus me perdoe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".