Pular para o conteúdo principal

A felicidade para Gandhi e para o cristão



Mahatma Gandhi fez esta declaração sobre a felicidade.

Já o conceito cristão de felicidade está em uma relação social, não intimista, de servir o próximo e se alegrar com a alegria do próximo.

Para o cristianismo não é necessário ter uma harmonia entre o que se diz e o que se faz.

Mais importante fazer do que dizer, porque existem muitos que dizem e não fazem, e poucos que não dizem e fazem.

As religiões morais, como o budismo, é que gostam de buscar a tal harmonia.

Mas aqui está uma falsa felicidade, ou uma felicidade egoísta, exclusivista, individualista, excludente, com todo o respeito a Gandhi, que contrariamente a esta frase, agiu muito em favor do seu povo, até ser martirizado.

Concluo que Gandhi fez ao próximo mais do que a si mesmo, dentro da visão cristã da felicidade, e certamente na harmonia que ele pregava entre palavras e gestos.


Comentários

Anônimo disse…
"A felicidade é quando o que você PENSA, o que você DIZ e o que você FAZ estão em harmonia." esse pensamento de Gandhi esta em total sintonia com o verdadeiro Cristianismo proposto por Jesus Cristo. O que Ganghi quis dizer com estas palavras foi uma tentativa de ensinar as pessoas a importancia de serem honestas com elas mesmas porque senao correriam o risco de virarem hipocritas. e os hipocritas nunca sao felizes, portanto sendo incapazes de oferecer felicidade aos outros. Amar ao proximo como a ti mesmo, nos pediu Jesus. E' muito importante cada um aprender a viver sem preconceitos, abertos a novas ideias.
quando nos conhecemos e nos aceitamos, aprendemos tambem a compreender melhor as pessoas. aprendemos a respeitar o direito de todos. quando isso acontence nos tornamos mais pacificos e vamos entrando em uma sintonia de paz interior responsavel pela sensacao de bem estar e alegria. nesse momento a harmonia foi encontrada. cada ser humano que ao acordar contribui de alguma maneira para que o dia do outro seja mais feliz ja esta contribuindo com uma alta energia fluidica que voa pelo ar tornando a vida mais tranquila. quando injusticas ou crimes acontecem, sentimos tambem no ar uma atmosfera carregada. sao energias movidas por pensamentos de vingaca, de odio. tudo isso contribui de forma negativa para o equilibrio do nosso planeta.
a importancia da harmonia esta em tudo, desde alguem fazendo uma oração em uma pequena casinha como a lua iluminando o ceu! Quando o ser humano aprender a conviver bem com o outro, o vendo como um irmao e vendo tambem toda a natureza como irma, ai' sim estaremos trilhando aquele bonito caminho ensinado e exemplificado por nosso mestre Jesus. ai' sim seremos felizes, pois estaremos em total harmonia com o cosmo universal.
enquanto isso muita paciencia, coragem, esperanca, amor e fe para todos nós! ;)
Ao propor que tomemos nossas cruzes e o sigamos, Jesus nos prepara para uma vida social conturbada, onde nem sempre encontraremos o "eixo" de nossa vida. Ele também nos lembra que não é necessário estar finalizado ou "resolvido" para poder sair evangelizando o mundo. Gostei do comentário do anônimo, e penso semelhantemente.

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,