Os cristãos sabem viver no Espírito?

Se perguntarmos, o que é ser cristão nos dias de hoje, a resposta virá imediata: o cristão hoje é aquele que vive sob a ação do Espírito Santo.

Isto nós sabemos, que o cristão é aquele que vive no Espírito Santo.

O que não sabemos responder é, afinal, os cristãos estão vivendo no Espírito?

Sou, infelizente, obrigado a dizer, muito a contragosto, que não, muitos cristãos não vivem sob a ação do Espírito Santo.

E digo mais, nem sabem o que é isto, e muitos até experimentaram o Espírito Santo em suas vidas, mas não O identificaram em suas pessoas nem O permitem conviver conosco, e agem convenientemente com o Espírito Santo.

Quando é conveniente o clamam, e quando não, o excluem. O Espírito, como é dócil fica ou nos deixa a nós mesmos.

Jesus foi muito claro a nós pecadores: Sede perfeitos como vosso Pai do céu é perfeito.

Deus nos conhece até o mais profundo de nosso interior.

Sabe que somos pecadores, deixando de lado o que vê, para insistir conosco nesta procura pela perfeição.

À primeira vista, nos parece até uma ofensa esperarmos de nós mesmos a perfeição, e traídos pelo diabo, consideramos que seja impossível atingir tal estado, como se isto fosse exclusivo de Deus.

Mas é extamente o que Deus espera de nós.

Para tanto, é preciso dexar o Espírito existir em nós, recolhendo-nos em diálogo silencioso com Deus, em conversa natural e franca, reconhecendo-nos com erros e os apresentando ao Senhor.

Conversa que no seu transcorrer Deus vai deixando escapar sua vontade para nós, lógico, esperando nosso discernimento para fazermos as relações do que estamos falando e do que Ele nos fala.

Mas para ouvir a Deus é preciso deixar o Espírito  aSSenhorear-se de nosso ser, alma e corpo, para que irmos aprendendo esta pedagogia sobrenatural de Deus, esta maravilha que tanto sonhamos e que poucas vezes praticamos.

Ser perfeito começa por limpar-se dos rancores internos, raivas, invejas, desamor, insensibilidade, tristezas.

Falando deste jeito parece que temos grande conhecimento de nós mesmos e somos capazes de identificarmos estas fraquezas e apresentá-las a Deus.

Não!

Somente com o Espírito Santo é que seremos capazes de realizar esta flexão espiritual e carnal.

A noite serve para a grande busca da sabedoria de Deus, através do Espírito.

Jesus Cristo e o Pai nos aguardam para uma conversa íntima, ladeados por sua grande mãe intercessora, graciosamente nos presenteada como mãe.

Romper os juízos de tudo, as visões racionais que nos acompanham durante o dia, e permitir que nas entrelinhas dos pensamentos silenciosos, Deus vá dizendo como somos, para que nos reconheçamos e corrijamos.

Minha esperança está num povo que se separe, vez por outra, do mundo, para redescobrir sua principal essência, que é a perfeição, e amanheça novo, limpo, brilhando como o sol da manhã, reluzente. Fico por aqui.

Boa noite a todos.

Aos descrentes, desculpem as loucuras espirituais, e aos crentes, sirva de estímulo para a oração individual e silenciosa com Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".