Pular para o conteúdo principal

Igreja Ortodoxa Russa condena cristianofobia

Interessante artigo sobre os cristãos perseguidos pelo mundo. Veja no Zenit
Aposta em dialogar, condenar a violência e defender eficazmente os cristãos
SÃO PETERSBURGO, quarta-feira, 8 de junho de 2011 (ZENIT.org) – A discriminação religiosa só poderá ser vencida por meio da ampliação de um diálogo que envolva os Estados, as organizações internacionais, as diversas confissões e os representantes da sociedade civil.
O sínodo da Igreja Ortodoxa Russa expressa isso em um recente documento que trata, com “profunda inquietude”, do aumento dos episódios de cristianofobia no mundo, segundo informa o L'Osservatore Romano.
Para o patriarcado de Moscou, a cristianofobia “se manifesta sobretudo quando as diferenças religiosas são utilizadas com fins políticos, principalmente por grupos extremistas cujos objetivos são incompatíveis com o bem da sociedade em seu conjunto”.
Este tipo de manifestações “merece uma condenação explícita de todas as forças regulares da sociedade, inclusive dos representantes de instituições públicas e responsáveis religiosos”. Daí surge o apelo da Igreja Ortodoxa Russa – dirigido à comunidade internacional, aos responsáveis religiosos e a todas as autoridades públicas – a “elaborar mecanismos integrais e eficazes de defesa dos cristãos e das comunidades cristãs que sofrem perseguições ou restrições em sua existência e em suas atividades religiosas”.
No documento adotado em São Petersburgo, o sínodo do patriarcado de Moscou recorda os recentes acontecimentos que tiveram lugar na cidade egípcia de Giza, onde “se queimaram igrejas cristãs e morreram fiéis da Igreja copta durante as desordens da multidão”. O texto os considera manifestações de cristianofobia que “já não podem ser interpretadas como incidentes ocasionais; em certas regiões do mundo, trata-se de um costume”.
“Atos de vandalismo vinculados ao extremismo religioso, restrições à liberdade de culto e de criação das próprias instituições de ensino, sentenças judiciais especialmente duras (até chegar à pena de morte por blasfêmia): a Igreja Ortodoxa Russa enumera as discriminações que, em alguns países, fazem dos cristãos 'cidadãos de segunda categoria'”, destaca o jornal vaticano.
Também observa, nos países em que a maioria está composta por pessoas de confissão cristã, “um laicismo rígido, inclusive agressivo, que tende a expulsar os cristãos da esfera pública, enquanto as declarações e os atos ditados pela fé cristã, em primeiro lugar os que se referem à avaliação moral dos acontecimentos, suscitam uma reação negativa”.
O patriarcado de Moscou garante não ter nenhuma intenção de intrometer-se nos assuntos internos dos países: “O cristianismo ensina seus fiéis a obedecer a lei e a respeitar os governos legais”, afirma o documento. Mas acrescenta que os Estados, responsáveis pelos seus cidadãos, “têm a obrigação de respeitar a dignidade e os direitos de todos e, por conseguinte, garantir a liberdade de religião e a segurança das comunidades religiosas”.
Ninguém pode ser discriminado pela sua fé, recorda a Igreja Ortodoxa, e sua condenação se estende também às formas de antissemitismo e de islamofobia.
(Marine Soreau)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como devia estar a cabeça de Mário de Andrade ao escrever este poema?

Eu que moro na Lopes Chaves , esquina com Dr.Sérgio Meira, bebendo atrasado do ambiente onde Mário de andrade viveu, e cuja casa é hoje um centro cultural fechado e protegido a sete chaves (que ironia) por "representantes" da cultura, administrada pela prefeitura... Uma ocasião ali estive, e uma "proprietária da cultura" reclamou que no passado a Diretoria da UBE - União Brasileira de Escritores, da qual fiz parte,  ali se reunia, atrapalhando as atividades daquele centro(sic). Não importa, existem muitos parasitas agarrados nas secretarias e subsecretarias da vida, e quero distância desta inoperância. Prefiro ser excluído; é mais digno. Mas vamos ao importante. O que será que se passava na cabeça do grande poeta Mário de Andrade ao escrever "Quando eu morrer quero ficar". Seria um balanço de vida? Balanço literário? Seria a constatação da subdivisão da personalidade na pós modernidade, ele visionário modernista? Seria perceber São Paulo em tod...

PLEBISCITO POPULAR

  Está sendo organizado em todos Brasil um Plebiscito Popular, para ouvir  população sobre a redução da atual jornada de trabalho, de 6×1, que não permite só trabalhador usufruir do seu lazer junto à família, por completa falta de tempo.  Também este Plebiscito quer saber a opinião do povo sobre aumentar os impostos dos mais ricos, principalmente dos que ganham mais de R$ 50.000,00 por mês.  Este Plebiscito irá até 07 setembro de 2025 e será entregue no Congresso Nacional.

Profeta Raul Seixas critica a sociedade do supérfluo

Dia 21/08/2011 fez 22 anos que perdemos este incrível músico, profeta de um tempo, com críticas profundas à sociedade de seu tempo e que mantém grande atualidade em suas análises da superficialidade do Homem que se perde do principal e se atém ao desnecessário. A música abaixo não é uma antecipação do Rap? Ouro de Tolo (1973) Eu devia estar contente Porque eu tenho um emprego Sou um dito cidadão respeitável E ganho quatro mil cruzeirosPor mês... Eu devia agradecer ao Senhor Por ter tido sucesso Na vida como artista Eu devia estar feliz Porque consegui comprar Um Corcel 73... Eu devia estar alegre E satisfeito Por morar em Ipanema Depois de ter passado Fome por dois anos Aqui na Cidade Maravilhosa... Ah!Eu devia estar sorrindo E orgulhoso Por ter finalmente vencido na vida Mas eu acho isso uma grande piada E um tanto quanto perigosa... Eu devia estar contente Por ter conseguido Tudo o que eu quis Mas confesso abestalhado Que eu estou decepcionado... Porque ...