Pular para o conteúdo principal

Mandeus, uma das mais antigas seitas gnósticas do mundo, está em vias de extinção no Iraque

É triste ver como o império evangélico norteamericano consegue provocar uma devastação por onde passa. O evangélico Bush inventou um história de que Sadan Hussein teria bomba nuclear, somente para invadir o Iraque.

A caça, no entanto, voltou-se contra o caçador, e de inimigo dos Xiitas, que eram discriminados por Sadan, sunita, agora apoia os xiitas, que tem o poder no Irã, inimigo número 1 dos EUA.

Esta destruição provocou um clima de total intolerância religiosa no Iraque, sendo que o cristianismo, em particular, foi identificado como a religião dos dominadores, e portanto, a ser igualmente combatida.

Os cristãos no Iraque estão sendo dizimados e prestes a desaparecerem de uma região que foi o berço do cristianismo. Atualmente representam menos de 2% da população.

A Igreja católica síria de Nossa Senhora da Salvação, que sofreu um atentado em outubro de 2010, com 58 mortos pela Al Qaeda, hoje é um verdadeiro "bunker" com barreiras de blocos de cimentos e arames farpados.

As missas são reservadas e o sacerdote recusa-se a dar entrevistas, mas os cristãos da região da igreja dizem que Sadan era contra eles mas os tolerava, o que não ocorre atualmente, onde há perseguição e morte.

Outro segmento religioso prestes a extinguir-se são os chamados Mandeus.

Trata-se da mais mais antiga seita gnóstica do mundo, movimento que existiu concomitante com o surgimento do cristianismo, e combatido duramente duramente por este, pois influíam muito nas primitivas comunidades cristãs.

Segundo o Wikipédia, Mandeísmo é uma religião pré-cristã classificada por estudiosos como gnóstica.


Os mandeístas são assim classificados devido à etimologia da palavra manda em mandeu: conhecimento (ué,mas o ET Bilú não pediu para as pessoas procurarem o conhecimento? Então o Et Bilú é um gnóstico?) que é a mesma palavra gnosis em grego. É considerada uma das religiões gnósticas remanescentes até os dias atuais, junto com o pseudo-gnosticismo de Samael Aun Weor (que alguns segmentos gnósticos não aceitam).


Os mandeístas veneram João Baptista como o Messias e praticam o ritual do batismo. Possuem cerca de 100.000 adeptos em todo o mundo, principalmente no Iraque.

Eles eram 70.000 antes da invasão do Iraque, hoje são 5.000.

São dualistas, influênciados pela filosofia e religiosidade gregas, com acentuado desprezo à matéria, e exaltação da alma. No início do cristianismo, estas seitas procurvam retirar o caráter divino de Jesus Cristo, ou de considerá-lo apenas como alma, e não a sua encarnação.

Defendemos o direitos dos Mandeus continuarem com seu culto, apesar de todas as perseguições



A religião mandeísta tem uma visão dualística mais estrita que a maioria dos gnósticos. Ao invés de um grande pleroma, existe uma clara divisão entre luz e trevas. O senhor das trevas é chamado de Ptahil (semelhante ao Demiurgo gnóstico) e o gerador da luz (Deus) é conhecido como "a grande primeira Vida dos mundos da luz, o sublime que permanece acima de todos os mundos". Quando esse ser emanou, outros seres espirituais se corromperam, e eles e seu senhor Ptahil criaram o nosso mundo.



A escritura mandeísta mais importante é o Ginza Rba, juntamente com o Qolastā. A linguagem usada por eles é o mandeu, uma sub-espécie do aramaico.



Comentários

Anônimo disse…
sejam felizes irmãos, e livres na luz hajaluz!

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,