Pular para o conteúdo principal

Mandeus, uma das mais antigas seitas gnósticas do mundo, está em vias de extinção no Iraque

É triste ver como o império evangélico norteamericano consegue provocar uma devastação por onde passa. O evangélico Bush inventou um história de que Sadan Hussein teria bomba nuclear, somente para invadir o Iraque.

A caça, no entanto, voltou-se contra o caçador, e de inimigo dos Xiitas, que eram discriminados por Sadan, sunita, agora apoia os xiitas, que tem o poder no Irã, inimigo número 1 dos EUA.

Esta destruição provocou um clima de total intolerância religiosa no Iraque, sendo que o cristianismo, em particular, foi identificado como a religião dos dominadores, e portanto, a ser igualmente combatida.

Os cristãos no Iraque estão sendo dizimados e prestes a desaparecerem de uma região que foi o berço do cristianismo. Atualmente representam menos de 2% da população.

A Igreja católica síria de Nossa Senhora da Salvação, que sofreu um atentado em outubro de 2010, com 58 mortos pela Al Qaeda, hoje é um verdadeiro "bunker" com barreiras de blocos de cimentos e arames farpados.

As missas são reservadas e o sacerdote recusa-se a dar entrevistas, mas os cristãos da região da igreja dizem que Sadan era contra eles mas os tolerava, o que não ocorre atualmente, onde há perseguição e morte.

Outro segmento religioso prestes a extinguir-se são os chamados Mandeus.

Trata-se da mais mais antiga seita gnóstica do mundo, movimento que existiu concomitante com o surgimento do cristianismo, e combatido duramente duramente por este, pois influíam muito nas primitivas comunidades cristãs.

Segundo o Wikipédia, Mandeísmo é uma religião pré-cristã classificada por estudiosos como gnóstica.


Os mandeístas são assim classificados devido à etimologia da palavra manda em mandeu: conhecimento (ué,mas o ET Bilú não pediu para as pessoas procurarem o conhecimento? Então o Et Bilú é um gnóstico?) que é a mesma palavra gnosis em grego. É considerada uma das religiões gnósticas remanescentes até os dias atuais, junto com o pseudo-gnosticismo de Samael Aun Weor (que alguns segmentos gnósticos não aceitam).


Os mandeístas veneram João Baptista como o Messias e praticam o ritual do batismo. Possuem cerca de 100.000 adeptos em todo o mundo, principalmente no Iraque.

Eles eram 70.000 antes da invasão do Iraque, hoje são 5.000.

São dualistas, influênciados pela filosofia e religiosidade gregas, com acentuado desprezo à matéria, e exaltação da alma. No início do cristianismo, estas seitas procurvam retirar o caráter divino de Jesus Cristo, ou de considerá-lo apenas como alma, e não a sua encarnação.

Defendemos o direitos dos Mandeus continuarem com seu culto, apesar de todas as perseguições



A religião mandeísta tem uma visão dualística mais estrita que a maioria dos gnósticos. Ao invés de um grande pleroma, existe uma clara divisão entre luz e trevas. O senhor das trevas é chamado de Ptahil (semelhante ao Demiurgo gnóstico) e o gerador da luz (Deus) é conhecido como "a grande primeira Vida dos mundos da luz, o sublime que permanece acima de todos os mundos". Quando esse ser emanou, outros seres espirituais se corromperam, e eles e seu senhor Ptahil criaram o nosso mundo.



A escritura mandeísta mais importante é o Ginza Rba, juntamente com o Qolastā. A linguagem usada por eles é o mandeu, uma sub-espécie do aramaico.



Comentários

Anônimo disse…
sejam felizes irmãos, e livres na luz hajaluz!

Postagens mais visitadas deste blog

Como devia estar a cabeça de Mário de Andrade ao escrever este poema?

Eu que moro na Lopes Chaves , esquina com Dr.Sérgio Meira, bebendo atrasado do ambiente onde Mário de andrade viveu, e cuja casa é hoje um centro cultural fechado e protegido a sete chaves (que ironia) por "representantes" da cultura, administrada pela prefeitura... Uma ocasião ali estive, e uma "proprietária da cultura" reclamou que no passado a Diretoria da UBE - União Brasileira de Escritores, da qual fiz parte,  ali se reunia, atrapalhando as atividades daquele centro(sic). Não importa, existem muitos parasitas agarrados nas secretarias e subsecretarias da vida, e quero distância desta inoperância. Prefiro ser excluído; é mais digno. Mas vamos ao importante. O que será que se passava na cabeça do grande poeta Mário de Andrade ao escrever "Quando eu morrer quero ficar". Seria um balanço de vida? Balanço literário? Seria a constatação da subdivisão da personalidade na pós modernidade, ele visionário modernista? Seria perceber São Paulo em tod...

PLEBISCITO POPULAR

  Está sendo organizado em todos Brasil um Plebiscito Popular, para ouvir  população sobre a redução da atual jornada de trabalho, de 6×1, que não permite só trabalhador usufruir do seu lazer junto à família, por completa falta de tempo.  Também este Plebiscito quer saber a opinião do povo sobre aumentar os impostos dos mais ricos, principalmente dos que ganham mais de R$ 50.000,00 por mês.  Este Plebiscito irá até 07 setembro de 2025 e será entregue no Congresso Nacional.

Profeta Raul Seixas critica a sociedade do supérfluo

Dia 21/08/2011 fez 22 anos que perdemos este incrível músico, profeta de um tempo, com críticas profundas à sociedade de seu tempo e que mantém grande atualidade em suas análises da superficialidade do Homem que se perde do principal e se atém ao desnecessário. A música abaixo não é uma antecipação do Rap? Ouro de Tolo (1973) Eu devia estar contente Porque eu tenho um emprego Sou um dito cidadão respeitável E ganho quatro mil cruzeirosPor mês... Eu devia agradecer ao Senhor Por ter tido sucesso Na vida como artista Eu devia estar feliz Porque consegui comprar Um Corcel 73... Eu devia estar alegre E satisfeito Por morar em Ipanema Depois de ter passado Fome por dois anos Aqui na Cidade Maravilhosa... Ah!Eu devia estar sorrindo E orgulhoso Por ter finalmente vencido na vida Mas eu acho isso uma grande piada E um tanto quanto perigosa... Eu devia estar contente Por ter conseguido Tudo o que eu quis Mas confesso abestalhado Que eu estou decepcionado... Porque ...