Pular para o conteúdo principal

Nigéria: mortes e danos à catedral em atentado


Tirei do Zenit. Vejam a perseguição.

Norte do país registra ataques terroristas nesta semana


MAIDUGURI, quinta-feira, 9 de junho de 2011 (ZENIT.org) - Atentados terroristas no norte da Nigéria deixaram nesta semana 11 mortos e danificaram a Catedral de Maiduguri.


“A Catedral de São Patrício sofreu sérios prejuízos, portas e janelas estão destruídas e todo o edifício foi abalado pela violência da explosão”, disse à Agência Fides Dom Oliver Dashe Doeme, bispo de Maiduguri, capital do estado do norte da Nigéria.


Na tarde de 7 de junho, um grupo armado explodiu uma bomba nos arredores da Catedral. Foram atingidas também duas delegacias de polícia em uma série de ataques coordenados, atribuídos pelas autoridades locais à seita Boko Haram. O balanço dos ataques é de 11 mortos.


“A situação em Maiduguri é muito tensa”, afirma Dom Doeme, que recorda que “apenas duas semanas atrás, outra Igreja católica, além de uma escola superior, foram alvo de um atentado com explosivos”.


Boko Haram significa, em haussa, “a educação ocidental é pecado”. A seita admitiu a autoria de vários atentados no norte da Nigéria. Em 6 de junho, um líder religioso islâmico que se opunha à seita foi morto em um atentado em Biu, cidade ao sul de Maiduguri.

Os seguidores do Boko Haram ("A educação ocidental é pecado", em língua Hausa) escondem as suas mulheres dos olhares dos outros homens e defendem a educação corânica para os seus filhos. O grupo surgiu em 2004 na Universidade de Maiduguri, e desde então incorporou milhares de novos membros na Nigéria e em países vizinhos, como o Chade e o Níger. Além de estudantes, o Boko Haram conta com analfabetos e desempregados que usam turbantes e defendem uma interpretação ainda mais rigorosa da xariá, a lei islâmica que desde 2000 está a ser reforçada em 12 estados do Norte da Nigéria.



Templos queimados O episódio que originou a crise teve lugar em Bauchi, a 500 quilómetros da capital (Lagos) e perto de Maiduguri. Cerca de 70 militantes atacaram uma esquadra com pistolas e granadas, mas foram repelidos pela polícia. Os confrontos provocaram dezenas de mortos, centenas de detenções e a reacção irada do líder do Boko Haram.

"Em Bauchi, 40 dos nossos irmãos foram assassinados, as casas e mesquitas incendiadas", declarou Yusuf ao jornal nigeriano "Daily Trust". "Estamos preparados para morrer com os nossos irmãos e não vamos ceder nunca perante os infiéis." A julgar pelos acontecimentos posteriores, Yusuf pretende cumprir a promessa. "A democracia e o sistema de educação devem mudar, caso contrário esta guerra recém-iniciada será longa", ameaçou na mesma entrevista.

Desde então houve ataques nos estados de Yobe, Kano, Katsina e Sokoto, todos eles na zona muçulmana. As principais vítimas são os civis, maioritariamente cristãos.

"A situação está sob controlo", garantiu na terça-feira o presidente nigeriano, Umaru Yar?Adua. No mesmo dia, o Senado abriu a hipótese de reforçar o contingente que combate as centenas de membros do Boko Haram que protegem a casa do líder, em Maiduguri.

A cidade encontra-se em estado de sítio há vários dias. Um repórter local, citado pelo "The New York Times", relata que está "tudo fechado", a economia está "paralisada" e várias igrejas foram queimadas por "vadios". O "Daily Trust" está a investigar se alguns dos membros da seita retidos no quartel-general foram "hipnotizados" e levados à força pelos assistentes de Yusuf. O jornal descobriu em Maiduguri uma família inteira que tinha desaparecido dias antes em Katsina, a mais de 200 quilómetros.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como devia estar a cabeça de Mário de Andrade ao escrever este poema?

Eu que moro na Lopes Chaves , esquina com Dr.Sérgio Meira, bebendo atrasado do ambiente onde Mário de andrade viveu, e cuja casa é hoje um centro cultural fechado e protegido a sete chaves (que ironia) por "representantes" da cultura, administrada pela prefeitura... Uma ocasião ali estive, e uma "proprietária da cultura" reclamou que no passado a Diretoria da UBE - União Brasileira de Escritores, da qual fiz parte,  ali se reunia, atrapalhando as atividades daquele centro(sic). Não importa, existem muitos parasitas agarrados nas secretarias e subsecretarias da vida, e quero distância desta inoperância. Prefiro ser excluído; é mais digno. Mas vamos ao importante. O que será que se passava na cabeça do grande poeta Mário de Andrade ao escrever "Quando eu morrer quero ficar". Seria um balanço de vida? Balanço literário? Seria a constatação da subdivisão da personalidade na pós modernidade, ele visionário modernista? Seria perceber São Paulo em tod...

PLEBISCITO POPULAR

  Está sendo organizado em todos Brasil um Plebiscito Popular, para ouvir  população sobre a redução da atual jornada de trabalho, de 6×1, que não permite só trabalhador usufruir do seu lazer junto à família, por completa falta de tempo.  Também este Plebiscito quer saber a opinião do povo sobre aumentar os impostos dos mais ricos, principalmente dos que ganham mais de R$ 50.000,00 por mês.  Este Plebiscito irá até 07 setembro de 2025 e será entregue no Congresso Nacional.

Profeta Raul Seixas critica a sociedade do supérfluo

Dia 21/08/2011 fez 22 anos que perdemos este incrível músico, profeta de um tempo, com críticas profundas à sociedade de seu tempo e que mantém grande atualidade em suas análises da superficialidade do Homem que se perde do principal e se atém ao desnecessário. A música abaixo não é uma antecipação do Rap? Ouro de Tolo (1973) Eu devia estar contente Porque eu tenho um emprego Sou um dito cidadão respeitável E ganho quatro mil cruzeirosPor mês... Eu devia agradecer ao Senhor Por ter tido sucesso Na vida como artista Eu devia estar feliz Porque consegui comprar Um Corcel 73... Eu devia estar alegre E satisfeito Por morar em Ipanema Depois de ter passado Fome por dois anos Aqui na Cidade Maravilhosa... Ah!Eu devia estar sorrindo E orgulhoso Por ter finalmente vencido na vida Mas eu acho isso uma grande piada E um tanto quanto perigosa... Eu devia estar contente Por ter conseguido Tudo o que eu quis Mas confesso abestalhado Que eu estou decepcionado... Porque ...