Pular para o conteúdo principal

As mães que ficaram em leitos


O da direita sou eu, e ao meu lado esquerdo está o Júnior, um seminarista dos camilianos, rapaz inteligente e com vocação promissora, se perseverar, suportando as adversidades tão comuns ao mundo espiritual.

Depois vem o Leonardo, rapaz muito simples e dedicado à causa dos enfermos, entregando sua alegria.

Por fim aparece a Bete, uma moça que deixa pr'a trás o "Embu das Artes"(agora de nome novo) e vem de condução até o HC em sua pastoral.

As mães que não puderam estar com suas famílias receberam a visita da Pastoral da Saúde da Igreja Católica, sob a coordenação dos Camilianos.

Estivemos no sábado visitando todas as dependências da Ortopedia do HC, para entregar os presentes das mães.

Tratava-se de um sabonete, um desodorante, uma pulserinha, uma lixa, coisas bem práticas, para as mamães que esavam enfermas.


Os presentes são muto simples e foram organizados pela Roseli, que não apareceu obviamente porque estava nos fotografando, mas ela é esta que mostro abaixo para vocês conhecerem.

Roseli Luz Machado Maksoud
Simpática não é? Ela é advogada e enfermeira, viúva, e cria sozinha sua filha.
Pessoa aberta ao mundo que não tem receio de fazer o que precisa ser feito para ajudar os outros. Roseli, com este seu jeito manso tem coordenado os trabalhos de nosso grupo durante estes anos, e é bastante responsável.

Os padres Gilmar, Paulo e Alexandre nos acompanham ou ajudam de alguma forma nesta caminhada. São jovens e destemidos. Os camilianos andam se renovando.

Ficamos muitos felizes em fazer este mínimo de esforço, mas somos obrigados a admitir que esta é uma prática cada vez mais rara na nossa sociedade.

O trabalho pastoral é absolutamente voluntário.

Lembro-me que meu filho, em uma ocasião procurou os "doutores da alegria" para participar e nem foi chamado.

Creio que se deve examinar uma série de Ongs muito bonitinhas e aparentemente muito humanistas, para verificar se não são organizações que vivem do dindin, e onde na verdade não existe o volutariado.



Faltou o Silvionê, um professor e ator, excelente companheiro de pastoral. Esteve conosco também neste dia mas saiu logo e não houve tempo de fotografá-lo. Grande prejuízo não tê-lo fotografado. antes de começar a visita

Fizemos uma reflexão do evangelho do domingo, e o Sílvionê estava arretado com a história de jesus ter de sofrer para conseguir´passar sua mensagem. Será que Ele não poderia ter feito o seu anúncio sem ter de sofrer? Concordamos e discordamos democraticamente. Foi bom.





Não só as mamães enfermas receberam presentes, mas as mães enfermeiras, as mães da limpeza, as mães médicas também receberam o nosso reconhecimento de sua grande responsabilidade na formação da boa moral, da ética, do amor fraterno, aos filhos que se tornarão os responsáveis pelo nosso mundo de amanhã.

Fazer o bem é o mínimo que se espera de uma pessoa, quanto mais de um militante, de um profissional, de alguém que tem negócios, posição.

Infelizmente vivemos numa época em que as pessoas mais falam do que fazem.

Vimos mães gemendo de dores, mães com a cabeça presa em aparelhos imobilizadas, mães tomando conta de suas filhas e filhos.

Vi uma mãe tomando conta de uma filha que tivera o braço quebrado pelo padrasto. Vi outra que estava com uma filha que não tinha nem os pés nem as mãos. Ambas sorriam muito.

Não fomos lá para converter ninguém. A cama não é lugar para se por em dúvida a fé ou a ausência de fé de alguém.

Saimos felizes porque fizemos o nosso mínimo.

Podemos dizer como Jesus nos ensinou:

"Servos inúteis nós somos", graças a Deus.

Para encerrar quero fazer um grande apelo. Povo de São Paulo, lutem para impedir a privatização do HC, que está em franco desenvolvimento. O Governo anda criando condições para a privatização do sistema de saúde e enterrar o SUS.

Precisamos levantar a bandeira dos que não tem condições de ter convênios. Lembrem-se dos mais pobres, dos abandonados. Impeçam a privatização do HC

Comentários

Ir. Aline disse…
Linda, linda, linda missão. Parabéns João Paulo e todos/as que participaram. O mundo seria muito melhor se mais pessoas dessem esse testemunho, mas o importante é que alguns estão de mangas arregaçadas. Abraços fraternos, Ir. Aline.

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,