Pular para o conteúdo principal

Mulheres sauditas lançam movimento pelo direito de dirigir automóvel

Depois, quem sabe elas consigam o direito de VOTAR, o direito de SER CANDIDATA, o direito de estudar ou viajar, SEM A PERMISSÃO MASCULINA.

No futuro, talvez possam exigir que os homens usem a burca ou cubram os seus rostos com um véu.

Estas são algumas das consequências de um Estado Teocrático opressor, que trata as mulheres como verdadeiras escravas dos homens, submissas em tudo.

Os ventos da revolução dos "jovens" , bastante reprimidos por todo o Oriente Médio, misturando os conflitos internos entre sunitas e xiitas, mais Estados Autoritários, vai desvelando o grau do patriarcalismo do islamismo no mundo.

É importante ressaltar que muito deste domínio do homem sobre a mulher no islão passa por um consentimento de cunho religioso da parte da maioria das mulheres.

Deplorável.

Lembramos que a Arábia Saudita é de maioria sunita.

Uma pequena conquista pelo direito de dirigir um automóvel, reivindicação de característica tolerável, bem pode desembocar em outras mais significantes.

Mais uma vez, este movimento teve início na Internet, no Facebook, mostrando que os novos meios de comunicação e as redes que se formam estão secundarizando as formações partidárias tradicionais, e trazendo uma informalidade ao movimento social, principalmente para a participação das classes médias.

Interessante notar que o cristianismo apresentou desde o início uma característica  libertária para as mulheres, o que muito contribuiu para sistemas igualitários de gênero, que se apresentam mais fortes no mundo ocidental.

O judaísmo era igualmente patriarcal na época de Jesus, e ainda hoje guarda algumas destas características, embora em menor escala que o islamismo.

Há uma passagem significativa à este respeito no Evangelho, em Mc10,2-10, que diz o seguinte:

Alguns fariseus aproximaram-se d'Ele e para pô-lo à prova, perguntaram-lhe: `"É lícito ao marido repudiar a mulher?" . Ele respondeu: "Que vos ordenou Moisés?". Eles disseram: "Moisés permitiu escrever cartas de divórcio e repudiar". Jesus então lhes disse: "Por causa da dureza dos vossos corações ele escreveu para vós este mandamento. Mas desde o princípio da criação ele os fez homem e mulher. Por isso o homem deixará o seu pai e sua mãe, e os dois serão uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne. 

Eram iguais, portanto, desde o príncípio, uma só carne.

É preciso lutar por Estados Democráticos de cunho Laico por todo o mundo, onde se vejam respeitados os direitos das mulheres, e de outras minorias, as liberdades de expressão de maneira geral, inclusive a de liberdade de expressão religiosa.

As teocrácias que estão passando por estes movimentos sociais não deram demonstrações de alterar estes direitos, que continuam reprimidos.

Vamos aguardar para conferir.

Abaixo matéria obtida na Folha.

Mulheres lançam protesto para dirigir na Arábia Saudita



Manal, 32, está planejando algo inédito em sua vida: tornar-se uma fora da lei em sua terra natal, a Arábia Saudita. Ela vai dirigir um carro pelas ruas de Riad, a capital, desafiando a lei que proíbe mulheres de guiar automóveis no país.

Junto a outras 10 pessoas, Manal criou uma campanha no Facebook e Twitter convidando as mulheres sauditas a fazerem o mesmo em junho. A única exigência para aderir à causa é possuir uma carteira internacional de habilitação.

A página no Facebook ganhou o nome de "I will drive starting June 17" ("Eu vou começar a dirigir a partir de 17 de junho") e já possui mais de 6.000 membros.

"Estou fazendo isso porque estou frustrada e brava", disse. A jovem pediu para ter apenas seu primeiro nome revelado "É 2011 e ainda estamos discutindo este direito insignificante às mulheres."

Najla al Hariri, uma dona de casa de 30 anos, dirigiu por quatro dias na ruas de Jidda até ser abordada pela polícia. "Eu não tenho medo de ser presa porque estou dando um exemplo para orgulhar minha filha", disse.


A iniciativa também tem inspiração na Primavera Árabe. A monarquia que governa a Arábia Saudita --onde estão as maiores reservas de petróleo do mundo-- tem reprimido com mão de ferro protestos por reformas.

Segundo a ONG Human Rights Watch, pelo menos 120 ativistas foram presos.

As leis da Arábia Saudita proíbem mulheres de dirigir, viajar ou estudar sem aval masculino. Elas não votam, nem podem ser candidatas.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como devia estar a cabeça de Mário de Andrade ao escrever este poema?

Eu que moro na Lopes Chaves , esquina com Dr.Sérgio Meira, bebendo atrasado do ambiente onde Mário de andrade viveu, e cuja casa é hoje um centro cultural fechado e protegido a sete chaves (que ironia) por "representantes" da cultura, administrada pela prefeitura... Uma ocasião ali estive, e uma "proprietária da cultura" reclamou que no passado a Diretoria da UBE - União Brasileira de Escritores, da qual fiz parte,  ali se reunia, atrapalhando as atividades daquele centro(sic). Não importa, existem muitos parasitas agarrados nas secretarias e subsecretarias da vida, e quero distância desta inoperância. Prefiro ser excluído; é mais digno. Mas vamos ao importante. O que será que se passava na cabeça do grande poeta Mário de Andrade ao escrever "Quando eu morrer quero ficar". Seria um balanço de vida? Balanço literário? Seria a constatação da subdivisão da personalidade na pós modernidade, ele visionário modernista? Seria perceber São Paulo em tod...

PLEBISCITO POPULAR

  Está sendo organizado em todos Brasil um Plebiscito Popular, para ouvir  população sobre a redução da atual jornada de trabalho, de 6×1, que não permite só trabalhador usufruir do seu lazer junto à família, por completa falta de tempo.  Também este Plebiscito quer saber a opinião do povo sobre aumentar os impostos dos mais ricos, principalmente dos que ganham mais de R$ 50.000,00 por mês.  Este Plebiscito irá até 07 setembro de 2025 e será entregue no Congresso Nacional.

Profeta Raul Seixas critica a sociedade do supérfluo

Dia 21/08/2011 fez 22 anos que perdemos este incrível músico, profeta de um tempo, com críticas profundas à sociedade de seu tempo e que mantém grande atualidade em suas análises da superficialidade do Homem que se perde do principal e se atém ao desnecessário. A música abaixo não é uma antecipação do Rap? Ouro de Tolo (1973) Eu devia estar contente Porque eu tenho um emprego Sou um dito cidadão respeitável E ganho quatro mil cruzeirosPor mês... Eu devia agradecer ao Senhor Por ter tido sucesso Na vida como artista Eu devia estar feliz Porque consegui comprar Um Corcel 73... Eu devia estar alegre E satisfeito Por morar em Ipanema Depois de ter passado Fome por dois anos Aqui na Cidade Maravilhosa... Ah!Eu devia estar sorrindo E orgulhoso Por ter finalmente vencido na vida Mas eu acho isso uma grande piada E um tanto quanto perigosa... Eu devia estar contente Por ter conseguido Tudo o que eu quis Mas confesso abestalhado Que eu estou decepcionado... Porque ...