Pular para o conteúdo principal

Sudão: conflitos ameaçam independência do sul


Há uma deterioração crescente no Sudão e o perigo de uma guerra civil decorrente do processo de separação é cada vez mais visível.. Veja artigo que retirei do Zenit

CARTUM, quinta-feira, 26 de maio de 2011 (ZENIT.org) – Novos episódios violentos atingem nestes dias a província de Abyei, a região petrolífera disputada pelo governo do Sudão do Sul e o de Cartum.


No domingo passado, o governo de Cartum enviou o exército para ocupar a cidade de Abyei, situada no limite entre o norte e o sul do Sudão, e já fugiram da província cerca de 40 mil pessoas, informa o L'Osservatore Romano.


De Abyei estão chegando “informes horríveis de incêndios e saques”.


A ocupação da cidade pelas forças armadas do norte viola o acordo de paz de 2005, razão pela qual foi condenada pelo Conselho de Segurança da ONU.


Secours Catholique-Cáritas França recolheu algumas declarações que mostram os temores e esperanças dos católicos das dioceses de Cartum e Torit.


“Os problemas da cidadania, da dívida internacional e da gestão do petróleo devem ser resolvidos antes da independência oficial do Sudão do Sul, em julho”, declarou o secretário diocesano de Educação de Cartum, Pe. Jangara Modi.


O administrador da diocese de Torit, no Sudão do Sul, Pe. Hakim Dario, considera que “o conflito em Abyei não deveria comprometer o processo de independência do Sudão do Sul, já que existe uma vontade forte de que este se desenvolva em boas condições”.


Neste sentido, o Pe. Jangara Modi destacou que “os sudaneses se tornaram mais sábios” e “sabem que, se tomarem as armas, isso marcará o fim do processo de independência”.


A independência do Sudão do Sul “não mudará nada” nas atividades de ambas as dioceses. No entanto, o Pe. Dario reconheceu que lhes preocupa o futuro da Igreja no norte do Sudão, de maioria muçulmana.


“A Igreja se tornará muito minoritária e temo que as perseguições que já sofre aumentarão e que os cristãos serão expulsos”, acrescentou.


O International Crisis Group advertiu que “as ofensas largamente reprimidas ressurgiram e ameaçam a estabilidade, às vésperas da independência do sul do Sudão”.


A ONU confirmou confrontos entre grupos rebeldes e o exército, mas também diversos grupos étnicos disputam terras e gado, sem esquecer dos ataques de rebeldes ugandenses do Exército de Resistência do Senhor”.


Em Abyei há registros de crimes de guerra e crimes contra a humanidade.


“A concentração de carros de combate e helicópteros, a ampliação das infraestruturas militares, a consistência das tropas e seu deslocamentos, revelados pelos satélites, demonstram que a invasão da região foi premeditada e bem planejada”, indica o jornal vaticano.


A ONU enviou a Abyei um contingente dos capacetes azuis da missão no Sudão, com o objetivo de acabar com os incêndios e saques e acompanhar a ocupação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como devia estar a cabeça de Mário de Andrade ao escrever este poema?

Eu que moro na Lopes Chaves , esquina com Dr.Sérgio Meira, bebendo atrasado do ambiente onde Mário de andrade viveu, e cuja casa é hoje um centro cultural fechado e protegido a sete chaves (que ironia) por "representantes" da cultura, administrada pela prefeitura... Uma ocasião ali estive, e uma "proprietária da cultura" reclamou que no passado a Diretoria da UBE - União Brasileira de Escritores, da qual fiz parte,  ali se reunia, atrapalhando as atividades daquele centro(sic). Não importa, existem muitos parasitas agarrados nas secretarias e subsecretarias da vida, e quero distância desta inoperância. Prefiro ser excluído; é mais digno. Mas vamos ao importante. O que será que se passava na cabeça do grande poeta Mário de Andrade ao escrever "Quando eu morrer quero ficar". Seria um balanço de vida? Balanço literário? Seria a constatação da subdivisão da personalidade na pós modernidade, ele visionário modernista? Seria perceber São Paulo em tod...

PLEBISCITO POPULAR

  Está sendo organizado em todos Brasil um Plebiscito Popular, para ouvir  população sobre a redução da atual jornada de trabalho, de 6×1, que não permite só trabalhador usufruir do seu lazer junto à família, por completa falta de tempo.  Também este Plebiscito quer saber a opinião do povo sobre aumentar os impostos dos mais ricos, principalmente dos que ganham mais de R$ 50.000,00 por mês.  Este Plebiscito irá até 07 setembro de 2025 e será entregue no Congresso Nacional.

Profeta Raul Seixas critica a sociedade do supérfluo

Dia 21/08/2011 fez 22 anos que perdemos este incrível músico, profeta de um tempo, com críticas profundas à sociedade de seu tempo e que mantém grande atualidade em suas análises da superficialidade do Homem que se perde do principal e se atém ao desnecessário. A música abaixo não é uma antecipação do Rap? Ouro de Tolo (1973) Eu devia estar contente Porque eu tenho um emprego Sou um dito cidadão respeitável E ganho quatro mil cruzeirosPor mês... Eu devia agradecer ao Senhor Por ter tido sucesso Na vida como artista Eu devia estar feliz Porque consegui comprar Um Corcel 73... Eu devia estar alegre E satisfeito Por morar em Ipanema Depois de ter passado Fome por dois anos Aqui na Cidade Maravilhosa... Ah!Eu devia estar sorrindo E orgulhoso Por ter finalmente vencido na vida Mas eu acho isso uma grande piada E um tanto quanto perigosa... Eu devia estar contente Por ter conseguido Tudo o que eu quis Mas confesso abestalhado Que eu estou decepcionado... Porque ...