Pular para o conteúdo principal

O gaúcho Martin Fierro e alguns heróis da História do Brasil

Já tive oportunidade de apresentar aos leitores do Pó das Estradas aquele que de certa forma tornou-se um pai para mim.


Trata-se do General Zerbini, falecido, marido da legendária Terezinha Zerbini, precursora dos movimentos pela anistia que cresceram durante o regime militar.

General Zerbini fora comandante do Regimento de Quitaúna, em São Paulo. Como era legalista, reuniu suas tropas e dirigiu-se para o Rio de janeiro para defender o governo constituído de João Goulart.

Seu Regimento, entretanto, debandou, e já em Resende, era um general sem tropas

Pelo fato de perder meu pai quando ainda tinha 11 anos, fui daqueles jovens que procurava os adultos para ouvir e aprender.

Quando entrei na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP, Depto de Ciências Sociais, logo fiz amizade com Celso Frederico, hoje professor na área, e juntos íamos à casa do Gal. Zerbini para discutir os acontecimentos da época e analisarmos as conjunturas político-sociais, isto tudo regado por uma branquinha, entre salames e queijos. Hoje sou abstêmio, ai ai ai

Os ensinamentos que dali extraí sejam de política, sejam de filosofia ou poesia foram muito grandes e marcaram definitivamente minha formação. Infelizmente não consegui uma foto do General Zerbini. Verei se consigo com Terezinha Zerbini.

Durante a sua vida escrevi meu primeiro livro de poesia e fiz um poema para o General Zerbini que passo a mostrá-los:



Meu velho general

Cassado de 64, veterano de 32,

Estudante de filosofia. (era aluno de Marilena Chauí, e a admirava sobremaneira).



Nunca houve época melhor

em sua vida do que agora.

E agora, para sua honra,

Não está vendido,

Nem mesmo magoado;

Revoltado sim,

E assim encontramos nosso primeiro elo

Nossa única filosofia:

A de ser esperto quando nos cercam,

De calar quando nos batem,

De aparecer quando não esperam,

Enfim, de estar atento

Até no contemplar do silêncio absoluto.



Velho amigo,

Conflito de razão e Crisopígeo,

Perseguidor de poemas

E das mulheres nunca conquistadas.

Vê o que resta no ar...

A liberdade restrita ao murmúrio dos homens

Como um amor incubado

Que a gente sabe que pode morrer.



Vê que salgaram a casa de Tiradentes,

Mas que os alferes ainda bradam!





Em alguma destas ocasiões tive a oportunidade de conhecer o General Assis Brasil, ex-ministro da Guerra de João Goulart, e grande amigo de Zerbini. Lembro-me de Assis Brasil preparando um churrasco gaúcho no quintal da casa de Zerbini. Entremeava o corte das carnes com poemas de Martin Fierro. Recitava com tal vivacidade como se estivesse diante de um público.

Assis Brasil tornara-se amigo de Zerbini desde a Revolução Constitucionalista de 32, quando veia do sul para São Paulo, lutar junto aos constitucionalistas. Esteve lutando com Zerbini desde o litoral norte, até o Vale do Paraíba.

Lembravam de várias passagens como a das metralhadoras cruzadas que deixaram estrategicamente montadas em Ubatuba, frustrando pelo menos um desembarque de tropas federadas. Ou quando se depararam com uma tropa inimiga onde um soldado pulava, à distância , fazendo troça do soldados de São Paulo.



Zerbini chamou um de seus melhores atiradores e mandou fazer mira para quando o outro fosse bailar sobre a trincheira. Um tiro, e nunca mais o soldado apareceu para fazer gozação.

Assis Brasil levou Jango até o Uruguai, quando voltou ao Brasil, apresentou-se ao comando do rio de janeiro e foi preso. Já contei sobre isto, mas não custa repetir. Assis Brasil recusou sua aposentadoria e devolveu-a, pedindo que fosse usada para ajudar as crianças pobres do país. Creio que exemplos como este são raríssimos. Ele morreu pobre no Rio Grande do Sul. Exemplo para todos o brasileiros.

Assis Brasil recitou os poemas de José Hernandes, criador do gaúcho Martin Fierro, nos idos do século XIX. Aqui vai um pouco da história de José Hernandes, o criador de Martin Fierro:

Sarmiento foi categórico: para que a civilização imperasse algum dia naqueles descampados da Argentina era preciso primeiro derrotar o gaúcho. A sua plataforma (Sarmiento foi presidente do país entre 1868-1874) poderia reduzir-se a três pontos: 1) desarvorar a gauchada das províncias argentinas a tiro e a canhonaço, se for preciso; 2) educar a juventude, e; 3) importar gente européia para povoar o país. Contra isso José Hernández rebelou-se. O manifesto do seu desagrado - o contrapondo ao "Facundo" de Sarmiento - foi "O gaúcho Martin Fierro". Diga-se que antes de redigí-lo em língua nativa e rústica, Hernández ainda tentou derrubar Sarmiento num malogrado levante em 1870. Exilado numa pequena pensão de Santana do Livramento, no sul do Brasil, Hernández não desanimou. À luz da lamparina deu-se a esboçar a sua epopéia guasca, que editou em 1872. Respondendo diretamente ao programa de Sarmiento, Hernández arremessou-lhe o célebre verso: "Ele [o gaúcho] anda sempre fugindo. Sempre pobre e perseguido: não tem cova nem ninho como se fosse um maldito; porque ser gaúcho ... o ser gaúcho é um delito."



Apresento um poema da vida do gaúcho Martin Fierro, entre tantos recitados por Assis Brasil. Assim dará para se perceber com qual seiva, se forjara a firmeza do ex-ministro da Guerra de Jango.



                                                 José Hernandes criador do gaúcho Martin Fierro


"No me hago al lao de la güeya

aunque vengan degollando;

con los blandos yo soy blando

y soy duro con los duros,

y ninguno en un apuro

me ha visto andar tutubiando.



En el peligro qué Cristo!

El corazón se me enancha.

pues toda la tierra es cancha,

y de esto naides se asombre:

el que si tiene por hombre

donde quiera hace pata hancha



Soe gaucho, y entiéndanló

Como mi lengua lo esplica:

para mi la tierra es chica

y pudiera ser mayor;

ni la víbora me pica

ni quema mi frente el sol.



Nací como nace el peje

en el fundo de la mar:

naides puede quitar aquello que

Dios me dió:

lo que al mundo truje yo

del mundo lo he de llevar."

(Extraído de Martín Fierro, de José Hernández, tradução de J. O. Nogueira Leiria, Martíns Livreiro, 1991)





É importante fazer vir à tona a memória nacional, principalmente naqueles aspectos edificantes que nos dão um orgulho sadio de sabermos que a História do Brasil, com H maiúsculo, tem os seus heróis, que morreram à míngua.



Vê que salgaram a casa de Tiradentes, mas que os alferes ainda bradam!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,