Conflito do Rio é um microcosmo brasileiro

Estão achando chocante o combate contra o crime organizado?

Tenho a dizer: Graças a Deus alguém tomou a iniciativa.

Paradoxalmente foram os traficantes que tomaram a iniciativa, acreditando que conseguiriam impedir o avanço das ocupações da polícia pacificadora, que tinha uma estratégia de avançar aos poucos. Agora terá que se instalar logo.

Como o crime não é tão organizado assim, avaliou mal, superestimando suas forças.

A consequência está clara: deflagraram uma sequência de ações da polícia, que certamente não irá mais parar

O tiro saiu pela culatra.

Qual será o resultado? Bem, imagino que o complexo do alemão será varrido do crime, e não vai demorar muito. As forças políciais não podem mais recuar.

Provavelmente o crime organizado fará ações ainda mais audaciosas, mas sem condições de impedir o avanço da polícia e do exército e marinha.

Porquê o movimento popular não se manifesta também, claramente, para a sociedade sobre estes acontecimentos? é hora de mostrar posição.

É importante o movimento popular ser aberto aos clamores da sociedade, que são principalmente os moradores destas comunidades que ficaram décadas sob o tacão da delinqüência que se fez lei.

Quantos jovens não se perderam durante estes anos, de uma vida digna de paz, profissão e família.

E não é por causa da Copa ou das Olimpíadas, mas por causa do povo, que se deve levantar esta bandeira de resgate da dignidade humana, dos direitos humanos, que foram violados.

Agora é hora de pensarmos porque fomos aceitando vagarosamente esta penetração do crime, sem fazer nada, contaminando todo o tecido social?

 Tenho uma opinião a respeito disto. Penso que nestes 50 a 60 anos, o Brasil foi perdendo uma série de valores fundamentais para a vida, e aceitando uma "modernidade" que permitia tudo o que vinha, sem questionar se era bom ou não.

Não é atoa que se multiplicou o número de igrejas no país. Também, era só nesta dimensão que se podia resguardar alguns valores. Acho correto esta busca, tendo em vista a degradação do tecido social para o crime organizado.

Agora, pasmem: o que ocorre no Rio será nada comparado com o restante do país.

São Paulo tem tanto ou mais o mesmo quadro, e este fenômeno do Rio só não ocorreu aqui porque não houve por aqui uma ocupação de espaço, como no Rio. É ver para crer.

Nas fronteiras, a situação é ´parecida, e precisa também de uma estratégia.

É preciso elaborar uma estratégia nacional para o combate do crime, como foi na Itália no século XX, combatendo a máfia.

Estes acontecimentos do Rio lançam luz sobre esta necessidade clara e premente.

Se poderemos viver uma mexicanização, acho que é provável.

Até mais

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como devia estar a cabeça de Mário de Andrade ao escrever este poema?

PLEBISCITO POPULAR

O que escondo no bolso do vestido - Poema de Betty Vidigal