Pular para o conteúdo principal

Esperamos competência do novo Governo Dilma.




Causa-nos arrepio, mais do que a quebra do Banco PanAmericano de Sílvio Santos, que não manifestou surpresa com o ocorrido, o fato de a Caixa Econômica Federal ter comprado 49% do banco, e fazer parte, agora, dos prejudicados com a transação (com dinheiro público).

O rombo é de R$2,5 Bilhões. Os bens colocados pelo Grupo Silvio Santos como garantia, não têm rentabilidade suficiente para cobrir a dívida. Isto significa que o Grupo Sílvio Santos deverá por à venda o SBT, e demais empresas.

Primeiro, deve-se apurar quem intermediou, pelo Govêrno, esta transação de risco, ou melhor de desvio, e punir os responsáveis. Os setores econômicos do Governo envolvidos tèm responsabilidade para com a população, e devem prestar contas.

Dilma deve fazer uma escolha clara por colocar gente reta e incorrupta nestas esferas econômicas, não fazendo média com o dinheiro público.

Não podemos mais sustentar "erros conscientes". Kaoru Ishikawa, grande teórico do reeguimento da economia japonesa do pós guerra, dizia que o "erro honesto era perdoável", o que penso, não é o caso.

Agora, fato feito, é de se imaginar se não podemos transformar o limão em uma limonada, isto é adquirir este bem para o Estado, que tanto precisa de um meio de comunicação de massa, para mostrar o que é qualidade de programação, ética em programação, artes em programação, cultura, política, etc...

Assim daremos uma resposta em quem acha que Mídia é só empresarial. Porque não fazer também uma mídia governamental?

Outro fato é a lambança no ENEM. É a segunda vez.

Ser competente não é ter um perfil positivo, é muito mais do que isto. É resolver os problemas com rapidez, é fazer certo da primeira vez, são resultados.

Às vezes, vejo que alguns políticos nunca tiveram aula de eficiência e eficácia gerencial. Parecem palavras bobas, mas é muito real.

Com Dilma não poderemos mais sustentar incompetências de gestão, sob o risco de interrompermos uma continuidade fundamental de gestão popular iniciada por Lula.

Não importa se a pessoa foi um bom militante, ou se tem prestígio. Importam resultados eficazes hoje.

Mais uma: Palocci fez parte da equipe de campanha de Dilma, é verdade, mas sua saída do Governo Lula deixou uma mancha que continua escorrendo tapete abaixo.

Se Dilma escolhê-lo para algum cargo importante, deve saber que estará abrindo um flanco para críticas futuras, nem nenhuma sombra de dúvidas.

Quanto à escolha dos futuros Ministros de Estado (melhor seria chamá-los de Servidores do Estado), vejo um alvoroço tal qual aves de rapinas, quando vêem um animal morto no chão.

Não é assim que se participa de Governo, nem se escolhe Ministérios. Ainda bem que Dilma está fora do país, para não ver este poleiro agitado, e envergonhar-se do apoio recebido.

Um fato é fazer a escolha, através de critérios éticos, reconhecendo-se a importancia de cada segmento que apoiou, através de reuniões entre a equipe de Governo e partidos, discutindo-se principalmente, em cima dos projetos apresentados em campanha. Os nomes vem depois, e com critérios de competência

Dilma deve olhar cada um pela sua competência e exigir dos partidos da base governamental, que sejam rigorosos na escolha. Não é escolher fulano pela base de votos, mas os filiados com vocação de trabalho

Também é fundamental que se estabeleçam condições onde qualquer crise que ocorra em algum Ministerio ou Secretaria, seja motivo de perda da posição para o partido que lá estiver.

Assim, quem sabe, pensam melhor antes de escolher.

Atenção, eleger não é suficiente!

 É preciso pôr uma marca popular e ética na governança, para não jogarmos fora o que foi conquistado, e retrocedermos daqui a dois ou quatro anos. Isto começa de agora.

Temos muita esperança que Dilma seja forte nestas questões.

Precisamos resgatar muitas bandeiras nossas, que foram sendo tomadas pela oposição, como a ética e a corrupção na vida pública. Quero fazer matéria de conquistas daqui para a frente.

Isto é ser progressista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,