Pular para o conteúdo principal

Estado forte, temperamento forte(sem perder a ternura)

Parece que os ultimos acontecimentos de combate frontal às drogas no Rio de Janeiro estão fazendo ser revista a noção de impunidade, de que não acontece nada,e os transgressores podem fazer o que bem entenderem.

Tenho para mim que o Brasil, ainda que tenha de avançar muito em matéria de democracia, principalmente a democracia popular, ele precisa ter um Estado forte. Estado que delimite ações, que estabeleça políticas, encontre caminhos e realize.

Isto vai frontalmente contra os conceitos de estado liberal.

Penso até que esta questão está cada vez mais clara à população, que fez esta escolha, na figura de Dilma. Ela encarnou este sentido de fortaleza.

Entretanto esta característica em certos momentos  tornou-se um problema.

Dilma buscou durante toda a campanha o voto feminino.

Ocorre que o voto feminino não foi tanto para Dilma, como o foi o voto masculino. Porquê?

Creio que as mulheres, entre outros fatores, viram em Dilma um comportamento "duro" e "firme", que é real e a própria candidata tentou por várias vezes dissimular isto, o que se contrapõe à "delicadeza" e "compreensão" femininas.

São conceitos relativos e até superados, pois a questão de gênero traz a cada momento novidades, mas no frigir dos ovos acaba exercendo esta influência no conjunto da sociedade.

 Masculinizar o estado de ser, pode ter afastado o voto feminino, considerando-se que Marina aparecia com esta "humildade" e "simplicidade".

Esconder Dilma, ajudou a  modelar esta imagem. Dizer que ela foi "guerrilheira", então consolidou a candidata mão de ferro.

Por estas e outra é que vejo em Dilma o perfil adequado para a nossa Presidenta.

O Brasil precisa de uma pessoa que seja rápida e decidida, sensível mas forte na ação.

O combate às drogas está na agenda do dia, a reforma agrária nunca deixou de ser urgente, o crescimento econômico é obrigatório para continuar o projeto de eliminação da pobreza, um posicionamento internacional precisa ser mantido para evitar conflitos internacionais.

Dilma se coaduna perfeitamente com estas expectativas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como devia estar a cabeça de Mário de Andrade ao escrever este poema?

Eu que moro na Lopes Chaves , esquina com Dr.Sérgio Meira, bebendo atrasado do ambiente onde Mário de andrade viveu, e cuja casa é hoje um centro cultural fechado e protegido a sete chaves (que ironia) por "representantes" da cultura, administrada pela prefeitura... Uma ocasião ali estive, e uma "proprietária da cultura" reclamou que no passado a Diretoria da UBE - União Brasileira de Escritores, da qual fiz parte,  ali se reunia, atrapalhando as atividades daquele centro(sic). Não importa, existem muitos parasitas agarrados nas secretarias e subsecretarias da vida, e quero distância desta inoperância. Prefiro ser excluído; é mais digno. Mas vamos ao importante. O que será que se passava na cabeça do grande poeta Mário de Andrade ao escrever "Quando eu morrer quero ficar". Seria um balanço de vida? Balanço literário? Seria a constatação da subdivisão da personalidade na pós modernidade, ele visionário modernista? Seria perceber São Paulo em tod...

PLEBISCITO POPULAR

  Está sendo organizado em todos Brasil um Plebiscito Popular, para ouvir  população sobre a redução da atual jornada de trabalho, de 6×1, que não permite só trabalhador usufruir do seu lazer junto à família, por completa falta de tempo.  Também este Plebiscito quer saber a opinião do povo sobre aumentar os impostos dos mais ricos, principalmente dos que ganham mais de R$ 50.000,00 por mês.  Este Plebiscito irá até 07 setembro de 2025 e será entregue no Congresso Nacional.

Profeta Raul Seixas critica a sociedade do supérfluo

Dia 21/08/2011 fez 22 anos que perdemos este incrível músico, profeta de um tempo, com críticas profundas à sociedade de seu tempo e que mantém grande atualidade em suas análises da superficialidade do Homem que se perde do principal e se atém ao desnecessário. A música abaixo não é uma antecipação do Rap? Ouro de Tolo (1973) Eu devia estar contente Porque eu tenho um emprego Sou um dito cidadão respeitável E ganho quatro mil cruzeirosPor mês... Eu devia agradecer ao Senhor Por ter tido sucesso Na vida como artista Eu devia estar feliz Porque consegui comprar Um Corcel 73... Eu devia estar alegre E satisfeito Por morar em Ipanema Depois de ter passado Fome por dois anos Aqui na Cidade Maravilhosa... Ah!Eu devia estar sorrindo E orgulhoso Por ter finalmente vencido na vida Mas eu acho isso uma grande piada E um tanto quanto perigosa... Eu devia estar contente Por ter conseguido Tudo o que eu quis Mas confesso abestalhado Que eu estou decepcionado... Porque ...