Pular para o conteúdo principal

Amigos, amigos, negócios à parte

O PMDB tem uma característica autofágica. 

Fez de tudo para conquistar a posição de parceiro privilegiado do PT, e conseguiu.

Não foi tão simples assim.

Houve pressões e contrapressões quanto à escolha do vice, e acabou passando o Michel Temer, político inodoro, mas que, com mão de ferro se impôs primeiramente dentro do próprio PMDB, e depois a Lula, que pareceu à distância não gostar da escolha (também pudera, entre José alencar e Michel Temer, não há comparação).

Agora, sendo Governo, quer dar um "petit coup" em si mesmo. Como?

Abocanhando a Presidência do Senado e da Câmara dos Deputados de uma só vez. Sendo que na futura legislatura terá emagrecido mais.

Lembra a fábula da Tartaruga e do Escorpião, onde este pede carona para a tartaruga, que aceita acreditando que ele jamais a picaria porque senão morreria também. Só que o escorpião acaba picando a tartaruga dizendo: Desculpe-me eu não resisti. É a minha natureza fazer isto.

Qual a razão de tal voracidade?

Creio que, por trás desta pequena refrega estão interesses de classe distintos.

O PMDB vem para refrear o movimento de fortalecimento do papel do Estado no meio da sociedade.

É um partido que fez história na redemocratização, mas após a abertura pende de cá, pende de lá.

 Exemplos não faltam, como o da denúncia de Pedro bífano, sobre o sucateamento dos correios feita por Hélio Costa, para provocar a sua privatização. Os tucanos fizeram direto isso.

Amigos também, mas interferindo no desenvolvimento dos nossos negócios, vemos a Embraer passar por dificuldades na China, que fez parceria com a concorrente canadense, Bombardier.

A Embraer pode até mesmo fechar sua fábrica por lá, por não receber autorização de fabricação de aviões que possam competir, dentro de seu próprio território, e fabricado lá mesmo.

O mesmo não acontece por aqui, onde o setor de papel sofre acirrada concorrência dos produtos importados de lá.

Detalhe: a inflação em outubro na China foi de 4,4%, significando uma desvalorização do yen, o que vale facilitar as exportações. São nossos grandes parceiros comerciais e desejamos que assim continue, mas repete a história do escorpião, não é?

O companheiro Hugo Chaves também poderia colocar algum dinheiro na parceria que Lula lhe propôs e foi aceito, para a construção da refinaria de Abreu e Lima em Penambuco. Mas até agora não entrou dindin venezuelano por lá, e tudo parece que a parceria não irá para frente.

O Governo Lula que se encerra e o de Dilma que se inicia pode e precisa ser mais ágil em responder a tudo isso, porque a velocidade dos acontecimentos está aumentando.

Já os EUA já tem uma estratégia de inundar o mundo com dólares.

Mas esse não faz parte da fábula do escorpião.

É falcão mesmo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como devia estar a cabeça de Mário de Andrade ao escrever este poema?

Eu que moro na Lopes Chaves , esquina com Dr.Sérgio Meira, bebendo atrasado do ambiente onde Mário de andrade viveu, e cuja casa é hoje um centro cultural fechado e protegido a sete chaves (que ironia) por "representantes" da cultura, administrada pela prefeitura... Uma ocasião ali estive, e uma "proprietária da cultura" reclamou que no passado a Diretoria da UBE - União Brasileira de Escritores, da qual fiz parte,  ali se reunia, atrapalhando as atividades daquele centro(sic). Não importa, existem muitos parasitas agarrados nas secretarias e subsecretarias da vida, e quero distância desta inoperância. Prefiro ser excluído; é mais digno. Mas vamos ao importante. O que será que se passava na cabeça do grande poeta Mário de Andrade ao escrever "Quando eu morrer quero ficar". Seria um balanço de vida? Balanço literário? Seria a constatação da subdivisão da personalidade na pós modernidade, ele visionário modernista? Seria perceber São Paulo em tod...

PLEBISCITO POPULAR

  Está sendo organizado em todos Brasil um Plebiscito Popular, para ouvir  população sobre a redução da atual jornada de trabalho, de 6×1, que não permite só trabalhador usufruir do seu lazer junto à família, por completa falta de tempo.  Também este Plebiscito quer saber a opinião do povo sobre aumentar os impostos dos mais ricos, principalmente dos que ganham mais de R$ 50.000,00 por mês.  Este Plebiscito irá até 07 setembro de 2025 e será entregue no Congresso Nacional.

Profeta Raul Seixas critica a sociedade do supérfluo

Dia 21/08/2011 fez 22 anos que perdemos este incrível músico, profeta de um tempo, com críticas profundas à sociedade de seu tempo e que mantém grande atualidade em suas análises da superficialidade do Homem que se perde do principal e se atém ao desnecessário. A música abaixo não é uma antecipação do Rap? Ouro de Tolo (1973) Eu devia estar contente Porque eu tenho um emprego Sou um dito cidadão respeitável E ganho quatro mil cruzeirosPor mês... Eu devia agradecer ao Senhor Por ter tido sucesso Na vida como artista Eu devia estar feliz Porque consegui comprar Um Corcel 73... Eu devia estar alegre E satisfeito Por morar em Ipanema Depois de ter passado Fome por dois anos Aqui na Cidade Maravilhosa... Ah!Eu devia estar sorrindo E orgulhoso Por ter finalmente vencido na vida Mas eu acho isso uma grande piada E um tanto quanto perigosa... Eu devia estar contente Por ter conseguido Tudo o que eu quis Mas confesso abestalhado Que eu estou decepcionado... Porque ...