Lula, o SUS e o PIG (Partido da Imprensa Golpista)



Na democracia brasileira cresce um quarto poder político.

Ele está fora do Congresso Nacional, do Executivo e até do Judiciário, mas ao mesmo tempo se nutre das mazelas dos três poderes, mostrando-se distinto e perfeito.

Não é a Igreja Católica e as evangélicas, embora estas tenham grande influência política. As religiões, entretanto, não derrubam ministros ou presidentes, ainda que no passado tenham contribuído com o absurdo da derrubada de João Goulart.

De maneira geral, as religiões não interferem muito na vida política, desde que não se mexa com alguns de seus dogmas, como o aborto, a sexualidade, e outras questões morais. Infelizmente as religiões não adentram nas questões sociais, em apoio aos mais pobres, que tanto defendem.

Nos referimos à Imprensa, principalmente a grande imprensa, ou melhor, os grandes da imprensa, o que está sendo denominado cada vez mais por PIG, o Partido da Imprensa Golpista, que vai se tornando o risco maior para a nossa relativamente recente democracia.

Este quarto poder não pára de fustigar o Governo Dilma desde quando não conseguiu eleger José Serra Presidente.

Ataca aqui e acolá, criando matérias e fatos, sem comprovação. e como em tudo existem erros, quando estes aparecem, é como se fosse uma carniça senda atacada por um bando de urubús.

A mais recente diz respeito à demissão de Orlando Silva, ex-Ministro do Esporte, proprietário de um terreno com uma casa de pouco mais de 100 m2.

Orlando não tem mais nada além disso.

Provavelmente tenha sido o Ministro mais simples do Governo Dilma, o de menos posses.

Isto, no entanto, não foi suficiente para deixarem de acusá-lo por ter um terreno "com preço favorecido", tendo em vista um suposto projeto futuro da Petrobrás, que possui dutos na região de Campinas.

Tanto bateram que acabou por desgastar o Ministro junto à Fifa, e da Fifa, com a imagem do país no exterior.

Ministro derrubado, o PIG partiu para acusar o Ministério do Trabalho, em seus envolvimento com Ongs, e ao mesmo tempo, com o Ministério da Educação, na prova do Enem.

Tem sido publicadas matérias cada vez mais escabrosas, e menos factuais.

Alguns setores que fazem oposição se aproveitam destas matérias para fazer ecoar e formalizar processos contra o Governo, como se tudo fosse combinado entre as partes.

A finalidade é óbvia: derrubar Dilma.

Agora o assunto que vem à tona é a descoberta de câncer na laringe do ex-presidente Lula.

E não é que o PIG está explorando a doença do ex-Presidente?

Esta  noite ouvi em uma rádio , se não me engano na CBN, um questionamento do porquê o ex-Presidente Lula não se internou pelo SUS?

A tentativa foi fazer uma crítica ao SUS, como um sistema ineficiente, a ponto de fazer o próprio Lula fugir dele. Porque o SUS, por pior que seja, é gratúito, e vai contra o processo de privatização dos serviços médicos no País.

Querem que fiquemos com todo o sistema privatizado, como nos EUA, onde Obama tenta fazer o inverso, um serviço público gratúito, como aqui, e os republicanos não deixam.

Citaram o ex-Presidente Tancredo Neves, que internado no Hospital de Base de Brasília, teria "provavelmente morrido por infecção hospitalar" adquirida naquele hospital, ligado ao SUS.

Procuro lembra-me que não se tem questionado nenhum outro notável por não usar o SUS?

A todos, não usar do SUS é algo natural.

Lembro-me de José Alencar, José Sarney, Geraldo Alckmin, Quércia, Itamar Franco, entre outros milhares.

Nenhum deles foi questionado o porquê de não usar o SUS.

Vale apenas para o Lula.

Para o PIG um ex-metalúrgico não deveria estar sendo atendido num hospital da elite, onde empresários se tratam, mas num local comum, onde sempre deveria ter estado o peão.

Trata-se da mais infame e maldosa campanha, "nunca sequer jamais vista", como expressão do rancor mais profundo da direita brasileira, contra um líder que provocou  transformações que continuam acontecendo no Brasil.

Festejam o câncer em silêncio, e soltam piadinhas por toda a internet.

Não conseguem deixar ao enfermo a tranquilidade do tratamento, e como abutres, ficam à espreita, na porta do Hospital Sírio-Libanês, aguardando a pior notícia, para se locupletarem em gozo supremo.

Dedico à este artigo à Globo, à Folha e Estadão, à Veja, ao jornalista William Waack, citado como informante dos EUA pelo Wikileaks, ao enfurecido Jabor, o jovem Heródoto, e tantos outros que diuturnamente se lançam em comentários destrutivos e ideológicos. Tornam os antigos artigos de Carlos Lacerda contra Getúlio Vargas historinhas para criança dormir.

Em meio à rouquidão de seu aniversário, já sob a influência do tumor, Lula não deixou escapar que o aperfeiçoamento de nossa democracia passa, obrigatoriamente pela democratização dos meios de comunicação.

Esta é uma ótima notícia.

Comentários

Anônimo disse…
Gostaria que vozes poderosas abrissem esse jogo.
Ninguém deve ter medo da imprensa!
Há um receio, temor mesmo, de que se estabeçam regras claras, democráticas, para os meios de imprensa.
Todos exigem o controle do executivo, legislativo, judiciário. A imprensa parece imaculada:só tem gente honesta, bem-intencionada, odeiam controle. A lei para os outros!

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".