Pular para o conteúdo principal

Censo mostra o novo e o velho Brasil se confrontando

- O aumento do número de habitantes é o menor da história do país - 1,17% ao ano.  Isto significa que está ocorrendo uma redução no crescimento populacional, o que é em certa medida bom, pois pode estar ocorrendo algum tipo de consciência e planejamento familiar, porque não? Soltei um artigo estes dias mostrando o crescimento decrescente da população européia. O Brasil caminha para o mesmo rumo. A nossa vantagem é que temos facilidade de incorporação de diversos segmentos raciais ao povo brasileiro, diferentemente de outros países que tem identidade racial bem demarcada, e devido a isso acabam tornando-se mais racistas com os processos de imigração, pois pode por em cheque sua identidade nacional.

Para cada 100 mulheres há 96 homens. Em 2000 a relação era de 100 para 97. Não é uma relação ruim. Há equiparação. Lembremo-nos que existem países que não incentivam o nascimento de mulheres, matando as que nascem, só para se criar meninos. Não citarei os países porque tenho ânsia de vômito com estas políticas bestiais. O Brasil não tem controle populacional, o que se tornou uma boa política, pois nota-se uma auto-regulação da população. A intervenção do Estado nesta area deve ser respaldada pela população, e pontual, deixando-se a liberdade de escolha.

-Analfabetos já são menos de 10%. Em 2000 era 12,8%, agora é 9%. Esta é uma questão moral. Sendo moral, a política deve ser ANALFABETISMO ZERO. Estes dias um rapaz pediu-me para ajudá-lo a preencher um formulário de emprego. Notava-se que era analfabeto, com grande disposição de trabalhar. Condoido, ajudei-o, mas penso que dificilmente ele conseguirá uma vaga, pois não tem canal de comunicação.

- A população está envelhecendo.  A população com 65 anos ou mais, em 2000 representava 5,9% da população. Em 2010 atingiu 7,4% . Isto significa que a´qualidade de vida melhorou, o atendimento dos serviços de saúde, alimentação, aposentadoria, empregos, tudo tem a sua influência. Por outro lado não há renovação como se deseja, e pode ocorrer maior conservadorismo, e menos renovação de valores no país.

- Há 60.000 famílias de casais gays no país. Definitivamente o Brasil entrou na era da liberdade da escolha de vida a dois. A população gay, de discriminada,  vai paulatinamente estruturando sua forma de viver, e defendendo-se como pode.

- O saneamento atingiu mais da metade da população.Saltou de 47,2% em 2000, para 55,4 em 2010. É um índice ainda muito pequeno, e é o responsável por grande quantidade de doenças que atingem as crianças principalmente. A solução nesta área repercutirá necessariamente no índice de mortalidade infantil no país. Infelizmente se caminhou pouco no saneamento, ainda que esteja aumentando no país.

- Energia elétrica conseguiu atingir a quase todos. Em 2000 eram 94% da população. Em 2010 é 98,7%.  Não é atoa que Dilma estes dias chamou uma reunião para se analisar como evitar aumento de energia elétrica. Sabemos que este aumento repercutirá diretamente em toda a população. Sabemos que este aumente impactará também em nosso desenvolvimento. O Brasil precisa construir mais usinas hidroelétricas, e de outras fontes de energia e progressivamente ir desativando as usinas termoelétricas. O Maranhão com uma das maiores marés do mundo e o NE com tantas correntes de ventos e não se aproveitam estas fontes naturais?

- A renda per capita de 0,5 a 2 salários mínimos foi identificada em 50,6% dos domicílios da população pesquisada. Esta é a chamada classe C, e esta não é uma boa notícia, pois temos visto que em 5 ou 10 anos de uma política errada e esta população pode crescer bastante. Veja-se o caso da Argentina, e o surgimento das favelas por lá. Pensar que a metade do país recebe até dois mínimos é acender a luz amarela, de atenção. Temos muito

- A população cresce mais no Norte (2,09%) e Centro-Oeste (1,91%) e menos no Sul (0,87%), refletindo as novas fronteiras econômicas de um país continental. O Brasil desloca seu desenvolvimento, acelerando em algumas regiões e desacelerando em outras.

- O brancos deixaram de ser maioria no país, graças a Deus. Em 2000 representavam 53,74% da população e agora em 2010 são 47,7%. Isto para o país é ótimo, pois vai deixando de ser um país de brancos, de maioria branca, para tornar-se um país verdadeiramente multirracial.

A população urbana está imensa, 84,4% em 2010, relativamente aos 81,2 em 2000. O problema é a falta de produtividade que vem com a tranferência da população do campo para a cidade. Este índice é exorbitante, e representa a presença da grande propriedade rural na terra brasileira, expulsando o pequeno produtor rural. É uma vergonha para o país este índice, que representa a discriminação ao pequeno agricultor do campo.

Resumindo o pior: Mais da metade da população ganha até dois mínimos e praticamente só 25% moram no campo.

Comentários

Achei o blog com assuntos e argumentos inteligentes e interessantes, João. Gostei. Compartilhando. Sucesso e paz.

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,