Pular para o conteúdo principal

Banco Mundial quer se intrometer na nossa política previdenciária

O mínimo que cada brsileiro trabalhador deve fazer é ficar alerta para não deixar passar qualquer mudança na política de Previdência, as nossas aposentadorias, sem que estejamos a par e concordes.

O Banco Mundial estava demorando a querer gerenciar o Brasil, e parece que está voltando a por as manguinhas de fora. Fizeram um estudo sobre o envelhecimento da população brasileira, maior do que o crescimento da receita da Previdência. Daí, está começando uma discussão sobre alterações na política de Previdência Social.

Devemos estar todos em alerta. Estamos com o Governo Dilma, mas não somos vacas de presépio. Tudo terá que passar pelo crivo do povo brasileiro.

Segue abaixo matéria extraída do IG, sobre o assunto, para vocês ficarem maia a par.

O Brasil começa a exibir indicadores sociais e demográficos de primeiro mundo mas possui sistemas e instituições de países em desenvolvimento. A conclusão, citada no relatório "Envelhecendo em um Brasil mais velho", que o Banco Mundial divulgou nesta quarta-feira (6), sugere mudanças na Previdência Social e nas políticas de saúde e educação que acompanhem a velocidade "drástica" das transformações nas pirâmides social e etária da população brasileira. O governo brasileiro, por sua vez, está concluindo um estudo que guiará possíveis mudanças no sistema de aposentadoria.
O secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, afirmou que o governo está elaborando um estudo sobre o modelo previdenciário brasileiro que considera as alterações demográficas por que vem passando o País. O relatório envolve outros ministérios além da sua pasta. Gabas não revela o conteúdo do estudo nem se este culminará em reforma. Mas admite que há necessidade de adequar as regras atuais ao rápido envelhecimento da população. Segundo ele, a média de vida de 82 anos não combina com uma aposentadoria dada a partir de 50 e poucos anos.
"Não acho razoável receber aposentadoria durante um período maior que o de contribuição", afirmou, durante seminário sobre o relatório do Banco Mundial, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio.
De acordo com o Banco Mundial, a população idosa triplicará em 2050, chegando a 64,1 milhões o total de pessoas idade de se aposentar. Paralelamente, a quantidade de brasileiros em idade ativa - que sustentarão idosos e crianças fora do mercado do trabalho - será a mesma.
O impacto econômico do aumento da população idosa também foi calculado no estudo do Banco Mundial. O peso dos gastos com aposentadoria no Produto Interno Bruto deverão dobrar, de cerca de 11,5% para 22,5% do PIB em 2050.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,