Pular para o conteúdo principal

Europa decepciona Santa Sé na atual crise migratória


Saiu no Zenit. É importante ver que a Europa com a França e Itália bombardando a Líbia, a mesmo tempo que reconhecem um governo que não existe, e ainda por cima, devolvem imigrantes que fugiam do conflito. Houve inclusive naufrágio e nada de solidariedade.

Muitos morreram na travessia. Outros milhares tiveram que fugir dos bombardeioss.
Fecha as fronteiras a refugiados de países do norte da África


CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 14 de abril de 2011 (ZENIT.org) - O fechamento europeu das fronteiras diante da onda de imigrantes e refugiados provocados pelos conflitos no norte da África decepcionou a Santa Sé.


O cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado de Bento XVI, manifestou nessa terça-feira sua decepção, em palavra divulgadas ontem por ‘L'Osservatore Romano’.


“Não há dúvidas de que a Europa decepcionou profundamente” nesta emergência, afirmou o cardeal italiano. “A Europa perdeu seu espírito profundo, um espírito de grande solidariedade perante todos os povos da Europa e depois entre os demais povos. Pensemos na África, da qual tanto se abusou: parece que a Europa lhe deu as costas”.


Os ataques aéreos contra o regime da Líbia, promovidos entre outros por Estados europeus, provocaram a fuga por terra de mais de 500 mil pessoas, segundo o Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR). Dezenas de milhares de pessoas seguiram por mar tentando chegar à Itália ou a Malta.


Segundo o ACNUR, teme-se que na travessia entre a África e a Europa, nas últimas duas semanas, tenham perdido a vida 800 emigrantes. Além disso, dos 250 falecidos no naufrágio de 6 de abril no Canal da Sicília, nada se sabe das 560 pessoas que se lançaram ao mar em três embarcações que não alcançaram seu destino.


Apesar dessa emergência, a França e outros países europeus impediram a passagem desses imigrantes a partir da Itália, deixando este país sozinho na gestão da crise.


“Queremos levantar a voz para que esta Europa volte a encontrar sua alma, uma alma de grande solidariedade e generosidade com estas populações que enfrentam a emergência e grandes necessidades. E gostaríamos que não se deixasse a Itália sozinha”, disse o cardeal Bertone.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,