Pular para o conteúdo principal

Porque continuam as buscas do avião da Air France?

As buscas continuam, porque a empresa é estatal, envolvendo o prestígio da empresa e do governo francês.

Acredito que, se fosse uma empresa privada, dificilmente se envidariam tantos esforços, depois de tanto tempo.

A Air Bus recebeu um primeira condenação, mas pode haver uma reversão e a Air France se condenada também.

Há também o fato de que o aparelho que media velocidade, tubo de Pitot, e que se supõe tenha congelado, já tivesse apresentado defeito antes, em outros aviões, o que pode comprometer também a companhia.

Como a Air France foi condenada a pagar R$ 2 milhões a família da vítima e é acusada de homicídio culposo pelo acidente do vôo Rio-Paris, o governo frances se torna mais interessado a resolver logo e ser ressarcido pelas suas perdas.

Não é como aqui no Brasil, do choque entre os aviões sobre a Amazônia, em que os pilotos americanos declaram, com a maior cara de pau que o transponder do seu avião estava ligado, e o julgamento continua, continua...

Justiça morosa, parcial, e de resultados suspeitos, porque, até agora, apenas um pequeno controlador de vôo é que foi responsabilizado.

No caso do avião da Air France, uma vez descobertas as causas, poder-se-á responsabilizar a empresa condenada. Os familiares deste vôo fatídico agradecem

Segue material da Ópera Mundi com informações do julgamento.

18/03/2011 - 10:04

Renata Giraldi/Agência Brasil
Brasília

Processo do voo 447 da Air France tem mais uma etapa de julgamento na França
A Justiça da França promove hoje (18/03) mais uma etapa de julgamento do processo envolvendo o voo 447 da Air France – que se refere ao avião que caiu no Oceano Atlântico em junho de 2009 . A empresa foi convocada para a audiência em Paris, depois de a construtora europeia Airbus ter sido indiciada ontem (17/03) judicialmente por “homicídio involuntário” por causa do acidente.
As informações são da agência pública de notícias de Portugal, a Lusa, e a BBC Brasil. Ontem, a juíza francesa Sylvie Zimmerman considerou culpado o fabricante europeu de aeronaves Airbus. No acidente do voo 447, 228 pessoas morreram. O voo fazia o trajeto Rio de Janeiro-Paris e desapareceu no Oceano Atlântico, sem deixar sobreviventes. Até agora, apenas 50 corpos foram encontrados.
O vice-presidente da Associação de Apoio e Solidariedade AF447, John Clemes, elogiou as últimas iniciativas da Justiça da França. A entidade representa parentes de 80 vítimas do acidente.

Justiça condena Air France a pagar R$ 2 milhões a família de vítima
Airbus é acusada de homicídio culposo por acidente em voo Rio-Paris

“Claro que estamos contentes, se é esta a palavra, por ter sido dado um primeiro passo no processo legal para uma eventual responsabilidade por esse acidente”, afirmou Clemes, que perdeu o irmão, Brad, no acidente aéreo.
Os peritos da Justiça francesa questionam a demora da Airbus e da Air France em tomar providências sobre outros incidentes ocorridos antes da catástrofe do voo AF 447 com sensores de velocidade dos aviões, os chamados tubos de Pitot.
A decisão de indiciar a fabricante de aviões ocorre poucos dias antes do lançamento da quarta fase de buscas dos destroços. A previsão é que essa etapa comece no Porto de Suape, em Pernambuco, na próxima segunda-feira (21), e envolva uma nova área de 10 mil quilômetros quadrados.
As investigações na Justiça ocorrem paralelamente às feitas pelo Escritório de Investigações e Análises (cuja sigla em francês é BEA), órgão ligado ao Ministério dos Transportes e responsável pela apuração de acidentes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,