Pular para o conteúdo principal

Movimento social na Síria: não olhar só o que a mídia diz

A irmandade muçulmana é um grupo fundamentalista que possui maioria na cidade de Hama, onde a mídia noticiou que houve 140 mortes de pessoas pelo exército sírio.

Ocorre que Hama tem uma luta contra o governo há décadas, e possui grande intolerância política.

O Governo Sírio expressa uma característica nasserista de governo forte,  centralizado, e de cunho totalitário. As pressões sociais atuais estão fazendo o governo rever o processo de abertura política, dadas as proporções que a luta está tomando.

Entretanto a cada tentativa de abertura, a irmandade muçulmana faz mais pressão, obrigando o governo a retroceder no processo, até que se respeite as partes.

Guardando-se as devidas proporções, o processo é semelhante ao da Líbia, onde o império tem interesse em derrubar o governo Kadafi. Querem transformar a Síria em, uma nova Líbia, e entrar com as tropas da Otan lá também. 

O império americano e os europeus tem interesse em derrubar o atual governo, nem que para isso outros grupos mais belicosos assumam o poder. O atual Governo Síro é um aliado do Irã, e na geopolítica da região uma desestabilização ali é interessante para o ocidente

Uma posição equilibrada hoje é defender a redemocratização da Síria, e ao mesmo tempo combater o apoio do ocidente ao fundamentalismo que quer se implantar por lá.

Veja matéria obtida da Xinhua



1 de Agosto de 2011 - 19h28

TV da Síria mostra imagens de ataque de sabotadores em Hama

A emissora do governo da Síria levou ao ar nesta segunda-feira (1/8) um vídeo amador que mostra homens armados, na cidade de Hama, disparando contra forças de segurança e, em seguida, lançando os corpos dos assassinados no ataque nas águas do rio Orontes.

O vídeo mostrou homens armados com rifles, alguns deles mascarados e vestidos com túnicas, disparando contra policiais em Hama. Em seguida, os homens são vistos lançando o corpo dos policiais ao rio, ao mesmo tempo em que gritavam "Deus é grande".

A agência de notícias local, SANA, afirmou nesta segunda-feira que uma autoridade do país, não revelada, disse que grupos armados "deram início a um ataque intensivo", com uso de munição pesada e bombas do tipo Molotov contra alguns quarteis e delegacias de polícia da cidade de Hama.

A fonte disse que os atacantes levavam armas e percorriam a cidade montados em motocicletas, agregando que as unidades do exército que estão na cidade ainda estavam desmontando as barricadas e barreiras montadas pelos 'sabotadores' no último fim de semana.

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, visitou nesta segunda vários oficiais do exército e policiais no hospital militar Tishrin, em Damasco, o qual teria sido invadido e dominado dias antes por gangues armadas.

O governo sírio afirmou que centenas de policiais e oficiais de segurança foram mortos e muitos outros feridos por grupos armados que estão espalhando o terror no país há quatro meses.

Hoje cedo, o general Riyad Hadad, chefe do departamento político do Exército Sírio, afirmou que o país está diante do "capítulo final" da conspiração.

Em uma entrevista publicada pelo jornal do partido no poder, o al-Baath, Hadad disse que o exército está pronto para fazer o sacrifício necessário para salvaguardar a segurança do país.

Desde o início dos protestos, em meados de março, Hama foi palco das manifestações mais sangrentas, com milhares de pessoas protestando toda semana a favor da derrubada da liderança síria.

A cidade tem uma história de rebelião contra a liderança síria e foi um bastião importante do grupo fundamentalista sírio Irmandade Muçulmana, que patrocinou uma rebelião sangrenta em 1982 na região.

Fonte: Xinhua

Segundo o Wikipédia, para conhecimento dos leitores passo alguns dados sobre a Irmandade Muçulmana:
 
A Irmandade Muçulmana, (em árabe جمعية الأخوان المسلمون, Jamiat al-Ikhwan al-Muslimun, literalmente "Sociedade de Irmãos Muçulmanos", conhecida popularmente apenas como الإخوان, Al-Ikhwān, "A Irmandade") é uma organização islâmica fundamentalista. A Irmandade Muçulmana opõe-se radicalmente às tendências seculares de algumas nações islâmicas (ex: Turquia, Líbano, Egito, Marrocos) e pretende "retomar" os ensinamentos do Corão, rejeitando qualquer tipo de influência ocidental. A Irmandade Muçulmana também rejeita as influências Sufi e o chamado "islamismo moderado". O lema da organização é: "Deus é o único objetivo. Maomé o único líder. O Corão a única Lei. A jihad é o único caminho. Morrer pela jihad de Deus é a nossa única esperança".

[editar] Estrutura A irmandade tem representantes em 70 países. Eles afirmam ter tido ação relevante na maioria dos conflitos pró-islâmicos, desde as guerras árabes-israelitas e a guerra da independência argelina até os recentes conflitos no Afeganistão e na Caxemira. Atualmente a Irmandade Muçulmana egípcia é um grupo clandestino.

Agora temos as informações mais completas, e não apenas aquelas dadas pela mídia.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como devia estar a cabeça de Mário de Andrade ao escrever este poema?

Eu que moro na Lopes Chaves , esquina com Dr.Sérgio Meira, bebendo atrasado do ambiente onde Mário de andrade viveu, e cuja casa é hoje um centro cultural fechado e protegido a sete chaves (que ironia) por "representantes" da cultura, administrada pela prefeitura... Uma ocasião ali estive, e uma "proprietária da cultura" reclamou que no passado a Diretoria da UBE - União Brasileira de Escritores, da qual fiz parte,  ali se reunia, atrapalhando as atividades daquele centro(sic). Não importa, existem muitos parasitas agarrados nas secretarias e subsecretarias da vida, e quero distância desta inoperância. Prefiro ser excluído; é mais digno. Mas vamos ao importante. O que será que se passava na cabeça do grande poeta Mário de Andrade ao escrever "Quando eu morrer quero ficar". Seria um balanço de vida? Balanço literário? Seria a constatação da subdivisão da personalidade na pós modernidade, ele visionário modernista? Seria perceber São Paulo em tod...

Profeta Raul Seixas critica a sociedade do supérfluo

Dia 21/08/2011 fez 22 anos que perdemos este incrível músico, profeta de um tempo, com críticas profundas à sociedade de seu tempo e que mantém grande atualidade em suas análises da superficialidade do Homem que se perde do principal e se atém ao desnecessário. A música abaixo não é uma antecipação do Rap? Ouro de Tolo (1973) Eu devia estar contente Porque eu tenho um emprego Sou um dito cidadão respeitável E ganho quatro mil cruzeirosPor mês... Eu devia agradecer ao Senhor Por ter tido sucesso Na vida como artista Eu devia estar feliz Porque consegui comprar Um Corcel 73... Eu devia estar alegre E satisfeito Por morar em Ipanema Depois de ter passado Fome por dois anos Aqui na Cidade Maravilhosa... Ah!Eu devia estar sorrindo E orgulhoso Por ter finalmente vencido na vida Mas eu acho isso uma grande piada E um tanto quanto perigosa... Eu devia estar contente Por ter conseguido Tudo o que eu quis Mas confesso abestalhado Que eu estou decepcionado... Porque ...

CONSTRUÇÃO

 Eu tenho  um caminho. Névoas  podem estar  obstruindo  a vista  à frente.  Não é onde irei chegar,  mas como  caminho.  O fim é o fim,  não se sabe  como será.   Sei onde ponho os pés,  sei das palavras  que saem da boca,  sei o que vejo. Presto muita atenção  em tudo  o que falam  e fazem. Choro e sorrio  pelos povos  que se espalham. Volto-me contra  os opressores  de toda ordem,  vazios e falsos Identifico níveis  de sinceridade,  porque o Sol,  as dificuldades  também moldam. Não espero  um mundo novo,  construo. Tudo é novo  para ser mantido,  ser mudado.  Tudo é novo  para ser descoberto,  e amado.