Pular para o conteúdo principal

Movimento social na Síria: não olhar só o que a mídia diz

A irmandade muçulmana é um grupo fundamentalista que possui maioria na cidade de Hama, onde a mídia noticiou que houve 140 mortes de pessoas pelo exército sírio.

Ocorre que Hama tem uma luta contra o governo há décadas, e possui grande intolerância política.

O Governo Sírio expressa uma característica nasserista de governo forte,  centralizado, e de cunho totalitário. As pressões sociais atuais estão fazendo o governo rever o processo de abertura política, dadas as proporções que a luta está tomando.

Entretanto a cada tentativa de abertura, a irmandade muçulmana faz mais pressão, obrigando o governo a retroceder no processo, até que se respeite as partes.

Guardando-se as devidas proporções, o processo é semelhante ao da Líbia, onde o império tem interesse em derrubar o governo Kadafi. Querem transformar a Síria em, uma nova Líbia, e entrar com as tropas da Otan lá também. 

O império americano e os europeus tem interesse em derrubar o atual governo, nem que para isso outros grupos mais belicosos assumam o poder. O atual Governo Síro é um aliado do Irã, e na geopolítica da região uma desestabilização ali é interessante para o ocidente

Uma posição equilibrada hoje é defender a redemocratização da Síria, e ao mesmo tempo combater o apoio do ocidente ao fundamentalismo que quer se implantar por lá.

Veja matéria obtida da Xinhua



1 de Agosto de 2011 - 19h28

TV da Síria mostra imagens de ataque de sabotadores em Hama

A emissora do governo da Síria levou ao ar nesta segunda-feira (1/8) um vídeo amador que mostra homens armados, na cidade de Hama, disparando contra forças de segurança e, em seguida, lançando os corpos dos assassinados no ataque nas águas do rio Orontes.

O vídeo mostrou homens armados com rifles, alguns deles mascarados e vestidos com túnicas, disparando contra policiais em Hama. Em seguida, os homens são vistos lançando o corpo dos policiais ao rio, ao mesmo tempo em que gritavam "Deus é grande".

A agência de notícias local, SANA, afirmou nesta segunda-feira que uma autoridade do país, não revelada, disse que grupos armados "deram início a um ataque intensivo", com uso de munição pesada e bombas do tipo Molotov contra alguns quarteis e delegacias de polícia da cidade de Hama.

A fonte disse que os atacantes levavam armas e percorriam a cidade montados em motocicletas, agregando que as unidades do exército que estão na cidade ainda estavam desmontando as barricadas e barreiras montadas pelos 'sabotadores' no último fim de semana.

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, visitou nesta segunda vários oficiais do exército e policiais no hospital militar Tishrin, em Damasco, o qual teria sido invadido e dominado dias antes por gangues armadas.

O governo sírio afirmou que centenas de policiais e oficiais de segurança foram mortos e muitos outros feridos por grupos armados que estão espalhando o terror no país há quatro meses.

Hoje cedo, o general Riyad Hadad, chefe do departamento político do Exército Sírio, afirmou que o país está diante do "capítulo final" da conspiração.

Em uma entrevista publicada pelo jornal do partido no poder, o al-Baath, Hadad disse que o exército está pronto para fazer o sacrifício necessário para salvaguardar a segurança do país.

Desde o início dos protestos, em meados de março, Hama foi palco das manifestações mais sangrentas, com milhares de pessoas protestando toda semana a favor da derrubada da liderança síria.

A cidade tem uma história de rebelião contra a liderança síria e foi um bastião importante do grupo fundamentalista sírio Irmandade Muçulmana, que patrocinou uma rebelião sangrenta em 1982 na região.

Fonte: Xinhua

Segundo o Wikipédia, para conhecimento dos leitores passo alguns dados sobre a Irmandade Muçulmana:
 
A Irmandade Muçulmana, (em árabe جمعية الأخوان المسلمون, Jamiat al-Ikhwan al-Muslimun, literalmente "Sociedade de Irmãos Muçulmanos", conhecida popularmente apenas como الإخوان, Al-Ikhwān, "A Irmandade") é uma organização islâmica fundamentalista. A Irmandade Muçulmana opõe-se radicalmente às tendências seculares de algumas nações islâmicas (ex: Turquia, Líbano, Egito, Marrocos) e pretende "retomar" os ensinamentos do Corão, rejeitando qualquer tipo de influência ocidental. A Irmandade Muçulmana também rejeita as influências Sufi e o chamado "islamismo moderado". O lema da organização é: "Deus é o único objetivo. Maomé o único líder. O Corão a única Lei. A jihad é o único caminho. Morrer pela jihad de Deus é a nossa única esperança".

[editar] Estrutura A irmandade tem representantes em 70 países. Eles afirmam ter tido ação relevante na maioria dos conflitos pró-islâmicos, desde as guerras árabes-israelitas e a guerra da independência argelina até os recentes conflitos no Afeganistão e na Caxemira. Atualmente a Irmandade Muçulmana egípcia é um grupo clandestino.

Agora temos as informações mais completas, e não apenas aquelas dadas pela mídia.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,