Pular para o conteúdo principal

Socialismo cubano abre relações para com membros do partido, que tenham vida religiosa


Se pensarmos o socialismo como um sistema de grande liberdade de expressão e de opinião, onde as grandes massas possam expor os seus pensamentos, a dimensão religiosa não poderá ficar excluída desta liberdade.

Muitos são os fatores que geraram o fundamentalismo religioso no mundo, seja ele cristão, ou islâmico, ou induísta, ou budista.

Mas a discriminação e a proibição da expressão religiosa, não pode ter contribuído para o crescimento deste fundamentalismo?

Se houvessem espaços nas esferas do poder para a expressão religiosa, não se teria impedido, de alguma forma o fundamentalismo? Veja-se nos países árabes hoje, onde o fundamentalismo renasce de uma exclusão de longo prazo.

Observando os países que fizeram grandes revoluções, ainda assim, não se encontrou algum sem crença.As crenças continuaram, de alguma forma, explicita ou clandestinamente. Veja artigo da Prensa Latina, muito interessante, onde o líder Raul Castro faz uma crítica à discriminação religiosa e pede mudanças de atitudes.


Raúl Castro: visão excludente impede mudanças e avanços



O presidente cubano Raúl Castro declarou nesta segunda (1) que mudar a mentalidade é indispensável para poder dar andamento às mudanças necessárias no país e garantir irrevogavelmente o caráter socialista do processo vivido por Cuba.

Ao resumir a sessão plenária da Assembleia Nacional do Poder Popular, Raúl se referiu ao que denominou como doloroso incidente causado por erros que levaram à destituição injusta de uma funcionária, a qual desempenhava suas funções com bons resultados.

A mulher demitida era membro do Partido Comunista de Cuba (PCC) e foi afastada em função de suas crenças religiosas e participação em cultos. Castro definiu a atitude como uma flagrante violação dos direitos de cidadania garantidos pela Constituição, que condena qualquer forma de discriminação, seja por crença ou raça.

O governante apresentou este fato como exemplo dos danos causados às pessoas e à própria Revolução em função de conceitos ultrapassados e contrários à lei. Apesar disso, eles estão arraigados à mentalidade de alguns dirigentes em todos os níveis do governo.

Voltando ao incidente, afirmou que se a ex-funcionária desejar ela poderá voltar ao cargo como forma de reparação moral.

Sempre afirmamos, declarou Castro, que nosso pior inimigo não é o imperialismo muito menos os assalariados cubanos, mas os erros que cometemos e que são analisados em profundidade, transformando-se em lições, acrescentou.

Concluiu dizendo que é urgente revisar a visão estreita e excludente, lembrando que a Revolução já havia superado o passado de confronto com algumas instituições religiosas, em etapas nas quais o sistema estava se consolidando e atitudes equivocadas ocorriam em maior ou menor freqüência. E enfatizou que acabar com essas perseguições é fundamental para consolidar a independência e soberania nacional.

Redação com informações da Prensa Latina




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como devia estar a cabeça de Mário de Andrade ao escrever este poema?

Eu que moro na Lopes Chaves , esquina com Dr.Sérgio Meira, bebendo atrasado do ambiente onde Mário de andrade viveu, e cuja casa é hoje um centro cultural fechado e protegido a sete chaves (que ironia) por "representantes" da cultura, administrada pela prefeitura... Uma ocasião ali estive, e uma "proprietária da cultura" reclamou que no passado a Diretoria da UBE - União Brasileira de Escritores, da qual fiz parte,  ali se reunia, atrapalhando as atividades daquele centro(sic). Não importa, existem muitos parasitas agarrados nas secretarias e subsecretarias da vida, e quero distância desta inoperância. Prefiro ser excluído; é mais digno. Mas vamos ao importante. O que será que se passava na cabeça do grande poeta Mário de Andrade ao escrever "Quando eu morrer quero ficar". Seria um balanço de vida? Balanço literário? Seria a constatação da subdivisão da personalidade na pós modernidade, ele visionário modernista? Seria perceber São Paulo em tod...

Profeta Raul Seixas critica a sociedade do supérfluo

Dia 21/08/2011 fez 22 anos que perdemos este incrível músico, profeta de um tempo, com críticas profundas à sociedade de seu tempo e que mantém grande atualidade em suas análises da superficialidade do Homem que se perde do principal e se atém ao desnecessário. A música abaixo não é uma antecipação do Rap? Ouro de Tolo (1973) Eu devia estar contente Porque eu tenho um emprego Sou um dito cidadão respeitável E ganho quatro mil cruzeirosPor mês... Eu devia agradecer ao Senhor Por ter tido sucesso Na vida como artista Eu devia estar feliz Porque consegui comprar Um Corcel 73... Eu devia estar alegre E satisfeito Por morar em Ipanema Depois de ter passado Fome por dois anos Aqui na Cidade Maravilhosa... Ah!Eu devia estar sorrindo E orgulhoso Por ter finalmente vencido na vida Mas eu acho isso uma grande piada E um tanto quanto perigosa... Eu devia estar contente Por ter conseguido Tudo o que eu quis Mas confesso abestalhado Que eu estou decepcionado... Porque ...

CONSTRUÇÃO

 Eu tenho  um caminho. Névoas  podem estar  obstruindo  a vista  à frente.  Não é onde irei chegar,  mas como  caminho.  O fim é o fim,  não se sabe  como será.   Sei onde ponho os pés,  sei das palavras  que saem da boca,  sei o que vejo. Presto muita atenção  em tudo  o que falam  e fazem. Choro e sorrio  pelos povos  que se espalham. Volto-me contra  os opressores  de toda ordem,  vazios e falsos Identifico níveis  de sinceridade,  porque o Sol,  as dificuldades  também moldam. Não espero  um mundo novo,  construo. Tudo é novo  para ser mantido,  ser mudado.  Tudo é novo  para ser descoberto,  e amado.