Pular para o conteúdo principal

A quantas anda a consciência política do povo brasileiro?

Difícil responder a esta pergunta.

Passando o olhar pela América Latina, vejo outros povos com mais consciência, que o nosso.

Mas primeiro, vamos conceituar consciência política.

Gosto dos clássicos quando dizem haver dois tipos de consciência: a consciência em si, logicamente de uma classe social, ou grandes grupos sociais, é a consciência das necessidades básicas daquele grupo.

Já a consciência para si significa a consciência desta classe, de seu papel político transformador da sociedade.

Localizo a consciência política das classes exploradas pelo capital, pois não me empolgo com a consciência das elites, senão para destroná-las.

Ocorre que a consciência para si não se dá de maneira uniforme nem constante, podendo avançar ou recuar.

Isto posto, mantém-se a pergunta: a quantas anda a consciência política do povo brasileiro?

Bem, o operariado avançou em termos de organização e está estruturado em sindicatos e centrais sindicais.

Isto é positivo, mas não garante a educação política das amplas massas para o seu papel para si, que é central.

Há muito ainda de sindicalismo de resultados, que se circunscreve na classe em si, de forma que um sindicalismo classista e de luta ainda está em seu embrião, ainda que hajam centrais que reivindiquem este papel transformador.

E estas centrais classistas têm que levar em conta a adesão de sindicatos acostumados a lutas específicas, para daí em diante implementar a visão transformadora, o que é algo de média para longa duração.

Com a ampliação do emprego formal, há uma consciência de uma frente democrática que é favorável aos operários e trabalhadores em geral, em alguns momentos favorável, e desfavorável em outros.

O movimento rural está com uma Contag que não amplia, não parte decididamente para a luta, mas está estruturada nacionalmente e, conquistou e garante alguns direitos.

Os movimentos dos sem terra, de vários matizes hoje, vão à luta e oferecem um horizonte transformador dentro da sociedade democrática.

Objetivamente o campo hoje no Brasil está mais organizado do que no passado, da ditadura, e é onde ocorrem os maiores conflitos.

De quem seria então a responsabilidade para implementar esta consciência política nas amplas massas brasileiras?

A resposta é simples: somente um partido político de feições socialistas e transformadoras será capaz de realizar esta missão, e hoje, objetivamente poucas são as organizações que podem desempenhar amplamente este papel.

O PT abandonou este papel há muito tempo, mas não larga a carniça, e dramatiza sua presença como se fosse revolucionária, sabendo que não irá muito mais adiante, pois hoje está bom.

O PC do B pode desempenhar este papel, mas a aliança nacional, impõe uma consciência de frente política, e ao mesmo tempo uma consciência de classe para si, o que significa que a estrada fica um pouco estreita.

Os demais partidos políticos de esquerda não exercem uma influência mais ampla que possa garantir atingir este objetivo.

Por outro lado, o Brasil está num período de crescimento econômico, assim como a América Latia em geral. Não é um Oriente Médio com sua exclusão de décadas e de totalitarismos de direita e de "esquerda".

Assim, há uma experiência política num período que podemos chamar de paz.

Neste contexto, importa acumular forças, mais em termos organizacionais, buscando preservar as origens, e não se desviar de sua identidade, porque as pessoas envelhecem e podem se acomodar.

João Amazonas foi um que envelheceu sem se acomodar, estou certo ou errado?

Fica o exemplo.

Pode haver o inesperado, das massas, de repente irromperem em movimentos espontâneos? Creio que sim.

Por isto é premente lutar dentro do governo, para fazer avançar as conquistas, enquanto se acumula forças, para não ser surpreendido como os países do Oriente médio, tão sem consciência política, o que é triste, pois escapa pelos dedos o poder popular, na desorganização da luta.

Fico por aqui.

O livre pensar é só pensar.

Comentários

Anônimo disse…
vai pro infern0ooo nao me ajudou em nada isso aff
Em meu blog todos têm liberdade de expressão. Mas tenho o direito de negar ir para o inferno. Desejo isto sim alcançar o céu. Quanto ao artigo não ajudar, deve-se pensar sobre ajudar em quê?Não espere de mim nehuma referência mas um pensamento que reflete, com erros e acertos. Sem pretenções maiores.
Anônimo disse…
gostei muito do seu blog, estou cursando serviço social e, por isso tambem achei o mesmo interessante.

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,