Pular para o conteúdo principal

Irupção social no Oriente Médio pode ocorrer em outras regiões?

Ainda que exista uma especificidade dos movimentos surgidos no Oriente Médio, que é a crescente exclusão social de amplos setores da população, somada a existência de Estados totalitários estruturados com poucos canais de participação social, mas mantendo uma fachada representativa, sim é possível o surgimento de movimentos sociais no mundo, de forma mais fácil, que em outros períodos da História.

Isto por uma simples razão, a internet permitiu o acesso à informação e à organização de setores que ficavam à márgem dos acontecimentos.

O papel que até então estava reservado para os partidos políticos, passa a ter um novo interlocutor.

Isto significa que os partidos políticos perderam parte de sua influência sobre as massas?

Se pensarmos os partidos sem lastro social, não, embora sintam-se esvaziados de poder, e enfrentem o movimento da mesma forma, mas organizadamente, como é o caso do Irã.

 Mas os partidos de característica social democrática, e os demais, que foram formados para "oficializarem" o poder de algum mandatário, sim, perderam influência, e foram desmascarados.

A Europa vive em uma estagnação.

Os EUA vagarosamente saem de uma recessão.

A América Latina vive o deslumbramento de Estados "progressistas" com algum resultado social.

A África ainda não saiu do domínio violento do poder e da pré-política, embora tenha alcançado a independência social, no passado.

A China está em franco desenvolvimento atendendo as demandas sociais, assim como o Vietnã.

Visto de cima, a África se anuncia como o próximo rebento social.

A América Latina passará por governos de esquerda que se desgastarão a médio prazo, ao não atingirem os resultados esperados, podendo sofrer um refluxo diretista.

A Europa parece ter desistido de lutar.

O fundamentalismo religioso parece igualmente surpreendido, pois deixa o protagonismo da revolução para o laicato, neste primeiro momento.

E a bandeira do socialismo, tem sido levantada em todos estes movimentos?

Não percebi.

Vejo o movimento socialista internacional enfraquecido ainda, sem condições de influir decisivamente nestas insurreições.

Bem, vou ficando por aqui.

O mundo de hoje é mais teocrático que antes, talvez seja isto que leve amplas massas à luta, há um modelo novo se mesclando que precisa ser melhor entendido.

Modelo que envolve o cerne da existência, da relação entre as pessoas, junto com o movimento social: A questão da trenscendência da vida, e o papel que ser humano na Terra.

A preservação do nosso eco-sistema está também neste perfil, mas tudo é ainda muito embrionário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como devia estar a cabeça de Mário de Andrade ao escrever este poema?

Eu que moro na Lopes Chaves , esquina com Dr.Sérgio Meira, bebendo atrasado do ambiente onde Mário de andrade viveu, e cuja casa é hoje um centro cultural fechado e protegido a sete chaves (que ironia) por "representantes" da cultura, administrada pela prefeitura... Uma ocasião ali estive, e uma "proprietária da cultura" reclamou que no passado a Diretoria da UBE - União Brasileira de Escritores, da qual fiz parte,  ali se reunia, atrapalhando as atividades daquele centro(sic). Não importa, existem muitos parasitas agarrados nas secretarias e subsecretarias da vida, e quero distância desta inoperância. Prefiro ser excluído; é mais digno. Mas vamos ao importante. O que será que se passava na cabeça do grande poeta Mário de Andrade ao escrever "Quando eu morrer quero ficar". Seria um balanço de vida? Balanço literário? Seria a constatação da subdivisão da personalidade na pós modernidade, ele visionário modernista? Seria perceber São Paulo em tod...

Profeta Raul Seixas critica a sociedade do supérfluo

Dia 21/08/2011 fez 22 anos que perdemos este incrível músico, profeta de um tempo, com críticas profundas à sociedade de seu tempo e que mantém grande atualidade em suas análises da superficialidade do Homem que se perde do principal e se atém ao desnecessário. A música abaixo não é uma antecipação do Rap? Ouro de Tolo (1973) Eu devia estar contente Porque eu tenho um emprego Sou um dito cidadão respeitável E ganho quatro mil cruzeirosPor mês... Eu devia agradecer ao Senhor Por ter tido sucesso Na vida como artista Eu devia estar feliz Porque consegui comprar Um Corcel 73... Eu devia estar alegre E satisfeito Por morar em Ipanema Depois de ter passado Fome por dois anos Aqui na Cidade Maravilhosa... Ah!Eu devia estar sorrindo E orgulhoso Por ter finalmente vencido na vida Mas eu acho isso uma grande piada E um tanto quanto perigosa... Eu devia estar contente Por ter conseguido Tudo o que eu quis Mas confesso abestalhado Que eu estou decepcionado... Porque ...

O que escondo no bolso do vestido - Poema de Betty Vidigal

Foi em uma conversa sobre a qualidade dos poemas, quais aqueles que se tornam mais significativos em nossa vida , diferentemente de outros que não sensibilizam tanto, nem atingem a universalidade, que Betty Vidigal foi buscar, de outros tempos este poema, "Escondido no Bolso do Vestido", que agora apresento ao leitor do Pó das Estradas, para o seu deleite. O que escondo no bolso do vestido  não é para ser visto por qualquer  um que ambicione compreender  ou que às vezes cobice esta mulher.  O que guardo no bolso do vestido  e que escondo assim, ciumentamente,  é como um terço de vidro  de contas incandescentes  que se toca com as pontas dos dedos  nos momentos de perigo,  para afastar o medo;  é como um rosário antigo  que um fiel fecha na palma da mão  para fazer fugir a tentação  quando um terremoto lhe ameaça a fé:  Jesus, Maria, José,  que meu micro-vestido esvoaçante  não v...