Pular para o conteúdo principal

Irupção social no Oriente Médio pode ocorrer em outras regiões?

Ainda que exista uma especificidade dos movimentos surgidos no Oriente Médio, que é a crescente exclusão social de amplos setores da população, somada a existência de Estados totalitários estruturados com poucos canais de participação social, mas mantendo uma fachada representativa, sim é possível o surgimento de movimentos sociais no mundo, de forma mais fácil, que em outros períodos da História.

Isto por uma simples razão, a internet permitiu o acesso à informação e à organização de setores que ficavam à márgem dos acontecimentos.

O papel que até então estava reservado para os partidos políticos, passa a ter um novo interlocutor.

Isto significa que os partidos políticos perderam parte de sua influência sobre as massas?

Se pensarmos os partidos sem lastro social, não, embora sintam-se esvaziados de poder, e enfrentem o movimento da mesma forma, mas organizadamente, como é o caso do Irã.

 Mas os partidos de característica social democrática, e os demais, que foram formados para "oficializarem" o poder de algum mandatário, sim, perderam influência, e foram desmascarados.

A Europa vive em uma estagnação.

Os EUA vagarosamente saem de uma recessão.

A América Latina vive o deslumbramento de Estados "progressistas" com algum resultado social.

A África ainda não saiu do domínio violento do poder e da pré-política, embora tenha alcançado a independência social, no passado.

A China está em franco desenvolvimento atendendo as demandas sociais, assim como o Vietnã.

Visto de cima, a África se anuncia como o próximo rebento social.

A América Latina passará por governos de esquerda que se desgastarão a médio prazo, ao não atingirem os resultados esperados, podendo sofrer um refluxo diretista.

A Europa parece ter desistido de lutar.

O fundamentalismo religioso parece igualmente surpreendido, pois deixa o protagonismo da revolução para o laicato, neste primeiro momento.

E a bandeira do socialismo, tem sido levantada em todos estes movimentos?

Não percebi.

Vejo o movimento socialista internacional enfraquecido ainda, sem condições de influir decisivamente nestas insurreições.

Bem, vou ficando por aqui.

O mundo de hoje é mais teocrático que antes, talvez seja isto que leve amplas massas à luta, há um modelo novo se mesclando que precisa ser melhor entendido.

Modelo que envolve o cerne da existência, da relação entre as pessoas, junto com o movimento social: A questão da trenscendência da vida, e o papel que ser humano na Terra.

A preservação do nosso eco-sistema está também neste perfil, mas tudo é ainda muito embrionário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como devia estar a cabeça de Mário de Andrade ao escrever este poema?

Eu que moro na Lopes Chaves , esquina com Dr.Sérgio Meira, bebendo atrasado do ambiente onde Mário de andrade viveu, e cuja casa é hoje um centro cultural fechado e protegido a sete chaves (que ironia) por "representantes" da cultura, administrada pela prefeitura... Uma ocasião ali estive, e uma "proprietária da cultura" reclamou que no passado a Diretoria da UBE - União Brasileira de Escritores, da qual fiz parte,  ali se reunia, atrapalhando as atividades daquele centro(sic). Não importa, existem muitos parasitas agarrados nas secretarias e subsecretarias da vida, e quero distância desta inoperância. Prefiro ser excluído; é mais digno. Mas vamos ao importante. O que será que se passava na cabeça do grande poeta Mário de Andrade ao escrever "Quando eu morrer quero ficar". Seria um balanço de vida? Balanço literário? Seria a constatação da subdivisão da personalidade na pós modernidade, ele visionário modernista? Seria perceber São Paulo em tod...

O POVO DE RUA DE UBATUBA

 Nos feriados, a cidade de Ubatuba dobra o seu número de habitantes. Quando isso acontece, logo retiram os moradores em situação de rua, de seus locais, porque consideram que estes prejudicam a "imagem" da cidade. A questão é que os moradores de rua somente são lembrados quando são considerados prejudiciais à cidade. Não existe em Ubatuba uma política de valorização do povo de rua, capaz de diagnosticar o que impede eles de encontrar saídas dignas para suas vidas. Não existe sequer um local de acolhimento que lhes garanta um banho, uma refeição e uma cama. Saio toda semana para levar comida e conversar com eles.  Alguns querem voltar a trabalhar, mas encontram dificuldade em conseguir, tão logo sabem que eles vivem na rua e não possuem moradia fixa. Outros tem claro problema físico que lhes impede mobilidade. Outros ainda, convivem com drogas legais e ilegais.  O rol de causas que levaram a pessoa viver na rua é imenso, e para cada caso deve haver um encaminhamento de sol...

PEQUENO RELATO DE MINHA CONVERSÃO AO CRISTIANISMO.

 Antes de mais nada, como tenho muitos amigos agnósticos e ateus de várias matizes, quero pedir-lhes licença para adentrar em seara mística, onde a razão e a fé ora colidem-se, ora harmonizam-se. Igualmente tenho muitos amigos budistas e islamitas, com quem mantenho fraterna relação de amizade, bem como os irmãos espíritas, espiritualistas, de umbanda, candomblé... Pensamos diferente, mas estamos juntos. Podemos nos compreender e nos desentender com base  tolerância.  O que passo a relatar, diz respeito a COMO DEIXEI DE SER UM ATEU CONVICTO E PASSEI A CRER EM JESUS CRISTO SEGUINDO A FÉ CATÓLICA. Bem, minha mãe Sebastiana Souza Naves era professora primária, católica praticante,  e meu pai, Sólon Fernandes, Juiz de Direito, espírita. Um sempre respeitou a crença do outro. Não tenho lembrança de dissensões entre ambos,  em nada; muito menos em questões de religião. Muito ao contrário, ambos festejavam o aniversário de casamento, quando podiam, indo até aparecida d...