Pular para o conteúdo principal

Jornal literário 'Linguagem Viva" circula desde 1989





É um marco em  nossa vida literária, que deve ser comemorado a plenos pulmões, a existência, em Piracicaba do Jornal Linguagem Viva, nestes 24 nos de periodicidade mensal ininterrupta.


Fundado por Adriano Nogueira e Rosani Abou Adal em 1989, e atualmente sob a batuta desta, o Linguagem Viva traz esperança a tantos que vivem por um lugar ao sol, tantos que escrevem diuturnamente, e permanecem no anonimato dos leitores, mantendo acesas as esperanças de autores, na divulgação da criação literária.

Parabém Rosani Abou Adal!

Aliás estivemos juntos, mais o escritor Sérgio Valente, conversando no lançamento do livro "Embarque Literário" de Ludimar de Miranda.



Rosani é uma mulher aparentemente sem paradigmas que tolham  a busca do novo na forma que vier.

Conversamos sobre a situação da leitura  sobre leitura no meio do povo.

Não sobraram críticas às modernas tecnologias de comunicação que vem nos celulares, a ponto de gerar a "ausência coletiva", situação em que a multidão reunida não se comunica pois está sob o efeito de uma pequisa na internet, ou ouvindo algum som, ou escrevendo no Face, menos lendo um livro.

Identificamos que também existem os que permanecem lendo nos trens do metrô e ônibus, em meio a falta de luz e excesso de gente se apertando.

Rosani caricaturava  uma pessoa no vagão levantando o livro cada vez mais, para capturar um pouco da luz, como que indicando as grandes dificuldades para a leitura.

Passamos para o livro virtual, como alternativa para um novo tempo.

E, não sei se de forma bucólica, voltamos sempre a reconhecer que o livro, em seu formato impresso, é o que nos traz o maior deleite de usufruto. Este nunca desaparecerá.

Sérgio Valente entrou nas searas teológicas afirmando que está realizando um estudo sobre Tomé, apóstolo e Santo.

Mostrou facetas do apóstolo que passam despercebidas, como o fato de Jesus convidar a tocá-Lo, ele que pedira para Maria não fazê-lo, pois ainda não tinha subido ao Pai.

Mistérios para serem refletidos em leituras teológicas.

Lembrou de outras passagens, mostrando bom conhecimento da Palavra de Deus, sob um ponto de vista novo, como a de Tomé dizendo a Jesus "para ir morrer juntos em Jerusalém". Os outros discípulos desincentivaram Jesus a ir, mas Tomé não.

Afirmou que Tomé era também carpinteiro, como Jesus, e que talvez "seja possível que se conhecessem antes, uma vez que Jesus também o era".

Bem, imaginem esta conversa correndo solta na mesa do Braseiro, restaurante do nosso anfitrião Ludimar de Miranda. Como sempre ocorre nos lançamentos, Ludimar teve pouco tempo para se achegar a nós, pois era requisitado a todo tempo.

Fico por aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como devia estar a cabeça de Mário de Andrade ao escrever este poema?

Eu que moro na Lopes Chaves , esquina com Dr.Sérgio Meira, bebendo atrasado do ambiente onde Mário de andrade viveu, e cuja casa é hoje um centro cultural fechado e protegido a sete chaves (que ironia) por "representantes" da cultura, administrada pela prefeitura... Uma ocasião ali estive, e uma "proprietária da cultura" reclamou que no passado a Diretoria da UBE - União Brasileira de Escritores, da qual fiz parte,  ali se reunia, atrapalhando as atividades daquele centro(sic). Não importa, existem muitos parasitas agarrados nas secretarias e subsecretarias da vida, e quero distância desta inoperância. Prefiro ser excluído; é mais digno. Mas vamos ao importante. O que será que se passava na cabeça do grande poeta Mário de Andrade ao escrever "Quando eu morrer quero ficar". Seria um balanço de vida? Balanço literário? Seria a constatação da subdivisão da personalidade na pós modernidade, ele visionário modernista? Seria perceber São Paulo em tod...

PLEBISCITO POPULAR

  Está sendo organizado em todos Brasil um Plebiscito Popular, para ouvir  população sobre a redução da atual jornada de trabalho, de 6×1, que não permite só trabalhador usufruir do seu lazer junto à família, por completa falta de tempo.  Também este Plebiscito quer saber a opinião do povo sobre aumentar os impostos dos mais ricos, principalmente dos que ganham mais de R$ 50.000,00 por mês.  Este Plebiscito irá até 07 setembro de 2025 e será entregue no Congresso Nacional.

Profeta Raul Seixas critica a sociedade do supérfluo

Dia 21/08/2011 fez 22 anos que perdemos este incrível músico, profeta de um tempo, com críticas profundas à sociedade de seu tempo e que mantém grande atualidade em suas análises da superficialidade do Homem que se perde do principal e se atém ao desnecessário. A música abaixo não é uma antecipação do Rap? Ouro de Tolo (1973) Eu devia estar contente Porque eu tenho um emprego Sou um dito cidadão respeitável E ganho quatro mil cruzeirosPor mês... Eu devia agradecer ao Senhor Por ter tido sucesso Na vida como artista Eu devia estar feliz Porque consegui comprar Um Corcel 73... Eu devia estar alegre E satisfeito Por morar em Ipanema Depois de ter passado Fome por dois anos Aqui na Cidade Maravilhosa... Ah!Eu devia estar sorrindo E orgulhoso Por ter finalmente vencido na vida Mas eu acho isso uma grande piada E um tanto quanto perigosa... Eu devia estar contente Por ter conseguido Tudo o que eu quis Mas confesso abestalhado Que eu estou decepcionado... Porque ...