Pular para o conteúdo principal

Governador Geraldo Alckmin, de São Paulo, tem política de segurança pública desastrosa e violenta




O que a cidade de São Paulo assistiu ontem, 28/10/2013 pela TV, foi um espetáculo do descontrole a que a nação está chegando.

Primeiro um militar mata gratuitamente um jovem trabalhador e inocente.

E não adianta nada o Governador vir a público dizer que o militar está preso, pois ele, governador, é o responsável direto por isto.

E aqui deve-se colocar a questão das velhas estruturas da ditadura militar que teimam em persistir até os dias de hoje.

E levantamos uma questão: Teria sido uma provocação, para o povo sublevar-se?

A comoção gerada pela morte do jovem irradiou-se por todo o bairro, fazendo com que muitos amigos, jovens, traficantes (nestas horas eles estão presentes), partissem para o quebra-quebra, com incêndios de ônibus e caminhões.

A Rodovia Fernão Dias foi tomada.

Pudemos assistir em tempo real um grupo se apossando de um caminhão e o dirigindo.

Os incêndios foram televisionados igualmente.

Estranha a ausência do policiamento e do Corpo de Bombeiros, e sua aparição tardia.

É de se supor se não estariam interessados em ver o circo pegar fogo, para depois aparecerem como paladinos da moralidade, ou, no mínimo, instigadores de golpe de estado.

O Governador do Estado, Geraldo Alckmin é o responsável direto por este acontecimento: não fez um combate sistemático ao tráfico, cono está sendo feito no Rio de Janeiro, estando as estruturas do crime em São Paulo inteiras.

Os bairros estão sob o controle do tráfico.

Estou cansado de ver isto por aqui.

Muito pouco treinamento do policiamento militar, também margem  a constantes atos de abuso de poder.

Não gosto de admitir, mas o mal exemplo dos black blocs está se irradiando para a juventude sem perspectiva, que vê um Brasil crescer à sua frente sem poder participar dele.

Temo pelo retrocesso político no país.

Um governo progressista, em seu terceiro mandato, malgrado o esforço por inserir com algum sucesso, novos contingentes de famílias pobres a um patamar social mais elevado, ainda assim não atende a demanda geral que clama por saúde, moradia, educação.

E a velocidade do clamor por mudanças é muito maior do que aquela que o Estado, como um todo,  está a oferecer.

O risco de um golpe militar vai aumentando, conforme a situação se expande por bairros até então tidos com não tão perigosos, e se degenera em quebra-quebra.

Não creio que as Forças Armadas assistirão esta situação continuar até sair do controle.

A sociedade brasileira dos século XXI é potencialmente muito mais carregada de expectativas de anseios por uma vida melhor, com uma impaciência notável.

Caso o governo federal não assumir o controle disto, e implementar com rapidez as mudanças que a nação clama, poderemos retroceder nas poucas conquistas  obtidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,