Pular para o conteúdo principal

Vinícius de Moraes - o “vagabundo” de quem a direita não gosta


Vinícius de Moraes
Vinícius de Moraes












18 DE OUTUBRO DE 2013 - 17H01 


Vinicius de Moraes, o "poetinha" - apelido que ganhou de Tom Jobim - completaria 100 anos de idade neste sábado (19). Ícone vívido do otimismo desenvolvimentista dos anos anteriores ao golpe militar de 1964, colocou sua arte a serviço do belo, do amor, e também do amor pela humanidade e da luta pelo progresso social. Não está entre os preferidos dos fascistas brasileiros!

Por José Carlos Ruy


“Demita-se esse vagabundo”. Foi dessa forma grosseira, garante Ruy Castro, no livro Chega de Saudade, que a ditadura militar acertou suas contas, em 1968, com um dos maiores poetas e escritores brasileiros: Vinícius de Moraes, que era embaixador. A ordem foi assinada pelo general que ocupava a presidência da República, Arthur da Costa e Silva, que o demitiu do Itamaraty, onde estava desde 1943 e se tornara um grande invulgar divulgador da arte, da música, da literatura brasileira pelo mundo. 

Desde uma longa viagem ao Nordeste brasileiro, em 1942, Vinícius tornara-se um decidido antifascista; um grande expoente da cultura brasileira que se tornou um ícone do desenvolvimentismo dos anos pré-64 e do reencontro do Brasil consigo mesmo, com sua cultura e com seu povo. Era um criador e um ativista que não cabia nos medíocres quadros da ditadura militar. A palavra “vagabundo”, naquela ordem raivosa, era sinônimo de “subversivo” - e os dois xingamentos na verdade honram sua vítima, o “poetinha” - honra reconhecida 30 anos depois, quando o diplomata Vinícius de Moraes foi anistiado (post-mortem) em 1998; em 21 de junho de 2010, trinta anos após sua morte, a Lei 12.265 o reabilitou junto ao corpo diplomático brasileiro, e ele foi elevado ao cargo de ministro de exterior - o mais elevado do Itamaraty.

Vinicius de Moraes ficou conhecido como poeta lírico (que de fato era), autor dos mais lindos poemas de amor escritos em português certamente desde Camões, e de letras de música tão consagradas pelo gosto popular que, muitas vezes, são repetidas quase como se fizessem parte do folclore. É necessário prova maior de que um poeta exprime a alma de um povo?

Mas Vinícius (que já foi descrito como “múltiplo”) foi muito além dessa visão convencional que se firmou. Foi um homem de todas as letras (este é um lugar comum que se impõe!) - e também de todos os temas e formas de expressão. Se foi lírico - e foi, dos maiores - foi também épico de igual dimensão. Foi autor de versos famosos como “As muito feias que me perdoem / Mas beleza é fundamental”, de Receita de Mulher. Ou “De repente do riso fez-se o pranto”, do Soneto da separação. Com o tom camoniano insuperável doSoneto da Fidelidade: “Eu possa (me) dizer do amor (que tive): / Que não seja imortal, posto que é chama / Mas que seja infinito enquanto dure”.

São apenas alguns exemplos retirados da contribuição que Vinícius de Moraes deu aos namorados para exprimirem seus sentimentos pela mulher amada. 

Mas sua poesia não fica nisso. Falou também de outro amor, igualmente grande e belo - o amor pela humanidade, pelos seres humanos, a confiança democrática na capacidade do povo enfrentar os males que o capitalismo traz e conquistar uma forma superior de vida. 

Atuou junto ao Centro Popular de Cultura, da União Nacional dos Estudantes - foi, aliás, juntamente com Carlos Lira, autor do hino da entidade maior dos estudantes brasileiros.

Uma obra das mais conhecidas é Operário em Construção, publicado originalmente em 1956, no quinzenário Para Todos, do Partido Comunista do Brasil. Seus versos célebres reafirmam, poeticamente, aquilo que os trabalhadores aprenderam muito antes, já com os escritos deixados por Karl Marx. 


Era ele que erguia casas 
Onde antes só havia chão.
Como um pássaro sem asas
Ele subia com as casas
Que lhe brotavam da mão

e por aí vai o longo poema cujo tema é o desenvolvimento da consciência de classe do trabalhador.

Operário em Construção é um clássico. Opção semelhante pela humanidade surge em outro poema, O Poeta e a Rosa, que contém talvez uma denúncia mais crua das mazelas da vida atual, e também da alienação de certos poetas que, olhando apenas o “belo”, deixam de considerar as contradições e as mazelas da vida. 

Nele, ironiza o tipo de poeta que, ao ver uma rosa branca, exclama “que linda! / cantarei sua beleza”. E se surpreende quando a rosa branca fica vermelha de raiva e chama a atenção do poeta: “Calhorda que és! / Pára de olhar para cima! / Mira o que tens a teus pés!” E a seus pés o poeta vê uma vítima da sociedade injusta e desigual: uma criança, “Suja, esquálida, andrajosa / Comendo um torrão da terra”. 


São milhões! - a rosa berra
Milhões a morrer de fome
E tu, na tua vaidade
Querendo usar do meu nome!...

Vinícius de Moraes, este adorável “vagabundo” cantou maravilhas e belezas, e denunciou a opressão, a miséria e a alienação. Os poderosos, principalmente os fascistas, não gostam dele. Mas o povo... o povo guarda, no coração, um lugar cativo para o "poetinha"! Vinícius de Moraes teria completado 100 anos de idade neste dia 19 de outubro. Salve Vinícius!


Retirado do vermelho



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,