Ataque a Kordofan debilita paz no Sudão do Sul




 quarta-feira, 20 de julho de 2011 (ZENIT.org) – O bombardeio continua na região de fronteira entre o Sudão e o Sudão do Sul, Kordofan, e a situação ameaça a paz da mais jovem nação do mundo.

Segundo números da ONU, mais de 70 mil pessoas fugiram de suas casas devido aos combates, e dezenas de milhares de civis se escondem nas montanhas de Nuba depois do bombardeio a Kordofan – o mais recente foi em 11 de julho, segundo AIS.

Autoridades da ONU também destacam que as igrejas têm sido tomadas como alvos.

Kyrke-Smith observou que "qualquer ataque neste momento tão delicado minará a frágil paz e estamos preocupados por aqueles que foram tomados como alvos desses ataques terríveis".

"Muitos de Nuba são cristãos e estes ataques específicos às igrejas afetam ambas as áreas, o Sudão e o Sudão do Sul", acrescentou.

Seus comentários dão continuidade às questões levantadas no Parlamento do Reino Unido por Lord Alton de Liverpool sobre as medidas que o governo britânico está tomando para assegurar a proteção e a assistência humanitária às pessoas presas na luta das regiões de fronteira disputadas.

Kyrke-Smith continuou: "O que tememos é que o que estamos testemunhando seja um retorno ao conflito que esperávamos que fosse história – quando os cristãos e outras minorias religiosas eram levadas como alvo do governo islâmico do norte durante a terrível guerra civil.”

"É vital que a comunidade internacional leve ambos os lados à mesa de negociações o mais rapidamente possível, para alcançar uma paz duradoura."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".