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Causa da queda do avião 447 da Air France reflete falta de treinamento

Por incrível que pareça, mesmo com a perda dos dados de velocidade, os pilotos do Air Bus não tinham treinamento para terem o comando do aparelho sem o automático em grandes alturas.

Ao perderem informação sobre a velocidade, a reação foi subir o avião, que era exatamente a opção errada, que deveria ser a de baixar o bico do aparelho, e depois estabilizá-lo.

Mas não existia nenhum manual de operação para situações sem o automático, em grandes alturas.

Uma outra questão é a da desaceleração das turbinas em decorrência da não informação da velocidade, que fez o avião ir caindo. Pela altura do mesmo, haveria a possibilidade de religar as turbinas, pois haveria uns 17 minutos de planagem. O co-piloto, entretanto, ao levantar o bico do avião, reduziu esta possibilidade, provocando uma queda ainda mais rápida.

É de se supor que não soubessem que o avião caía? Provavelmente poderia ser identificada a diminuição do giro das turbinas, caso se desligasse o sistema integrado de computação. Como o piloto estava descansando quando tudo isto aconteceu, pode-se agregar a parcela de falha humana também aí, pois provavelmente ele daria uma solução melhor ao problema, se estivesse desde o início presente. 

O avião espatifou-se no oceano Atlântico, a uma velocidade menor de 200 km/h. e os passageiros não foram informados de nada.

Quem vai restituir as vidas guardadas no fundo do mar?

É incrível como o ser humano cria engenhocas cada vez mais avançadas, mas não consegue pensar em como devem ser utilizadas, estas novas tecnologias. São incapazes de pensar uma sequência completa de ações de treinamento que previna situações dee risco em grandes altitudes.

É óbvio que a falta de treinamento está ligada ao fabricante, que deveria montar um manual com especificações detalhadas para diversas situações.

Creio que a Air France tem menos responsabilidade no caso.

Menos os copilotos, e o comandante, embora a caixa mostre que o mesmo estava descansando, o que é anormal, e não corresponde à responsabilidade do cargo.
O piloto tem responsabilidade pela ausência, em pleno vôo.
Vivo de treinamento há décadas, e muitas vezes fico desconsolado com o descaso que fazem da necessidade de treinamento para todos em todas as situações.

A autossuficiência é uma inibidora que impede uma maior formação das pessoas.

Então continuaremos a assistir estas desgraças, infelizmente.

São os aspectos de irracionalidade na racionalidade humana.

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