Terror na Noruega alimenta nova modalidade de Guerra iniciada por Bush

A Noruega viveu hoje uma ação terrorista, provocado por fundamentalistas islâmicos, de características terroristas.

O fato é, que a Noruega tem soldados no Afeganistão, e vinha recebendo ameaças de atentados terroristas, por manter tropas naquele país.

Ainda que sejam ações localizadas, percebe-se que  ocidente, cada vez mais, envolve-se na ocupação de nações, com ou sem o aval da ONU.

George Bush havia introduzido a Guerra permanente contra o Terror em qualquer lugar do mundo que fosse necessário, após o atentado contra as torres gêmeas.

O Presidente Obama, apesar de mostrar um discurso diferente, deu continuidade a esta política, e ataca ainda o Iraque, a Líbia, o Afeganistão, além de nutrir intenções de invadir a Síria, e o Irã.

Junto a isto, o ocidente como um todo vivencia uma estagnação econômica e crises nacionais, com países dando o calote, sem nenhuma vergonha. Até os EUA sinalizaram esta possibilidade.

A farra na emissão de dólares, para manter o império é tal, que provoca a queda do valor de sua moeda, facilitando suas exportações, e aumentando os preços dos produtos exportados pelo BRIC. 

Historicamente, assistimos que as grandes guerras mundiais estiveram ligadas a grandes crises econômicas, como forma de superar os impasses econômicos das potências.

A situação prece estar sindo do controle. Hoje, qualquer lugar é palco para uma guerra, para um atentado, provocado seja por terroristas, seja pelas potências interessadas.

O panorama é de possibilidade real de generalização de conflitos, à partir de pequenos incidentes, o que é muito possível, pois existem vários acontecendo hoje.

A situação é explosiva no Oriente Médio, com nações mudando seus regimes, sob pressão da população, no Paquistão, com o forte fundamentalismo existente, nos países da antiga URSS. Confronto entre potências também não está afastado.

Por outro lado, a economia global tem provocado uma multi-dependência econômica entre nações aparentemente opostas, de forma que uma crise em um país, certamente provocará consequências nos outros.

Já alertamos neste blog a necessidade do Brasil começar a reduzir a nossa dependência do dolar, a começar, desvencilhando as reservas em dólares, e os papéis de ações do governo americano.

A China já havia proposto comércio bilateral moedas nacionais, há um bom tempo, e parece que não se incentivou este processo.

É preciso que o nosso país haja de forma mais incisiva, na preparação para uma eventual economia de guerra, preservando nossas reservas, das várias formas de sangrias provocadas pelo império.

É triste vermos inocentes morrerem tantos nos países ocupados pelo império, quanto na Noruega.

O mundo clama por PAZ agora.´

Somente a PAZ conseguirá assegurar uma vida digna aos povos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como devia estar a cabeça de Mário de Andrade ao escrever este poema?

PLEBISCITO POPULAR

O que escondo no bolso do vestido - Poema de Betty Vidigal