terça-feira, 8 de outubro de 2013

O anarquismo pequeno burguês do Black Block que favorece a direita.




Os jornais deliram diariamente, nestes dias de crescentes manifestações populares de toda ordem, em mostrar para  o conjunto da população, que tudo termina em quebra quebra.

Configura-se assim impropriedade destes atos, onde tudo termina com a depredação de bens públicos, orelhões, lixeiras, prédios, e indo até veículos da imprensa, agências bancárias, e queima de ônibus.

Os movimentos populares são diversificados: sem tetos, bancários, carteiros, professores, motoristas de ônibus, sem terras.

Em todos estes movimentos ajunta-se um grupo de anarquistas, que ao longo das manifestações procuram uma forma de desvirtuar o ato para uma violência e a depredação.

É o chamado grupo Black Block.

De composição tipicamente pequeno burguesa, onde a origem de sua formação está na classe média reacionários, que sempre vociferou, no isolamento de suas casas, que nunca votaria em ninguém, que nenhum político prestava, e nada prestava no governo, com seus impostos, e uma bolsa família que criava vagabundos.

Este é o pensamento de classe média muito corrente no país, depois da vitória da aliança de centro esquerda, com Lula, a agora Dilma.

Estes jovens de classe média foram criados achando tudo uma porcaria, e que nada prestava.

Daí a encontrar uma ideologia esdrúxula que só propõe o ser do contra, e a fechar-se a qualquer forma de gestão popular.

Por isto cresceu neste período o Black Block, movimento essencialmente reacionário, travestido de esquerda, cuja finalidade única é a de provocar a sanha reacionária a fazer o mesmo.

Esta atitude só ajunta lenha na fogueira daqueles que desejam um golpe de estado ditatorial no país.

Muitos dizem que a ditadura, hoje, é inviável no país.

A estes respondo que o Brasil República vive um pêndulo secular de democracia e autoritarismo, e que o momento democrático está visivelmente se esgotando.

O problema é que, na perspectiva de um país mais democrático e socialista, o crescimento do movimento social organizado é fundamental.

Ocorre que o movimento social ainda é pequeno e seu crescimento atual ainda é pequeno.

Nesta circunstância, qualquer provocação de violência pode gerar uma reação ainda mais forte, que pode comprometer as conquistas já alcançadas.

Assim o Black Block deve ser visto: como movimento essencialmente reacionário, voltado a confundir o movimento social organizado, e mesmo a prejudicar o seu desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FINAL DE NOITE

  Como temos sobrevivido meu amor... um  mundo que não nos entende, nos leva em mar tempestuoso, jogando o barco de um lado ao outro. Queria...