Pular para o conteúdo principal

Sempre Ubatuba, apesar da chuva

Ubatuba é a cidade litorânea mais charmosa do litoral norte paulista.

Por ser plana, a cidade permite que se faça de tudo utilizandoa bike, ou andando mesmo.

Carro é para ficar guardado.

Ocorre que Ubatuba tem o índice pluviométrico amazônico, não é incrível?

Por isso, ao vir para estas bandas, não se deve ter preconceito em andar na chuva, coisa aqui muito natural.

Cheguei na quinta, e no mesmo dia fui à Matriz, que por sinal fica na praça principal da cidade, e que se chama Exaltação da Santa Cruz.

Pensava em participar da Santa Missa, mas soube que aquela noite haveria adoração ao Santíssimo.

Fiquei, e foi muito bom.

O Estado de São Paulo tem passado por uma chuva permanente.

O lado bom é que é de baixa intensidade.

Encontrei na Igreja um Ministro da Comunhão, que tem uma filha que foi curada, anos atrás, de Lupus, através de tratamento e muita oração.

E ficou curada.

Mas o processo desta cura foi doloroso, e nos deixamos de falar desde então.

Nesta quinta feira, no entanto, nos cumprimentamos com largos sorrisos, quando compreendi, que o passsado doloroso havia sido superado.

Tenho ouvido comentários aqui e ali, pró e contra Kadafi, na Líbia. quero primeiramente declarar que nenhum país tem autoridade para interferir na questão interna da Líbia.

Os EUA querem ser novamenbte os donos do mundo e tem ânsia por invadir a Líbia e transformá-la num novo Iraque, novo Afeganistão.

Não importa para o democrata Osama as atrocidades às famílias e as mortes aos milhares.

Importa dominar as fontes de petróleo em nome de sua "democracia" fajuta.

Mas Kadafi que se julga de esquerda, ou talvez um dia o tenha sido, tornou-se num auto idólatra, que deixou a História escapar de seus dedos, e junto foi a oportunidade de tornar o povo líbio um povo melhor, com saúde, educação, trabalho.

Porque estas insurreições não acontecem em Cuba? Muito simples.

Porque, apesar da pobreza existente no país, o seu povo vê os esforços feitos pelo governo e o apoia.

Senão o governo cubano teria caído há décadas.

Então é preciso diferenciar esquerda de "esquerda", e pensarmos bem antes de referendarmos aqueles que se utilizam do movimento popular, mas o traem no dia a dia, até o país ficar igual a qualquer republiqueta totalitária, com pobreza e todas as deficiências que condenamos.

Não estamos no tempo de escondermos debaixo do tapete os nossos erros. Isto ficou no passado.

O mundo de hoje está cada vez menor, com  as internet e as redes de relacionamento, onde os povos estão cada vez mais informados de tudo.

Tudo adquire mais visibilidade, mais os erros, como sempre.

Os acertos as pessoas entendem como obrigação, e por isso não tem a mesma importância


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,