quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Iraque: Cristãos temem ser atacados, denuncia D. Louis Sako. O pano de fundo é o fundamentalismo tanto entre os xiitas quanto entre os sunitas

O Patriarca da Igreja Caldeia, D. Louis Sako, denuncia a existência de um clima de tensão e insegurança
 09 de Outubro de 2013 (Zenit.org) - O Patriarca da Igreja Caldeia, D. Louis Sako, denuncia a existência de um clima de “tensão e insegurança” entre a comunidade cristã no Iraque.
Em declarações exclusivas à Fundação AIS, o antigo Arcebispo de Kirkuk diz mesmo que “os Cristãos temem ser atacados”.
No Iraque – diz – “a situação deteriorou-se, há falta de segurança. Morrem pessoas em explosões, as casas são destruídas. Mesmo que este seja um conflito entre sunitas e xiitas, os cristãos temem ser atacados. Alguns deixaram o país, outros ficam e estão à espera”.
Para o Patriarca, este não é um problema do Iraque mas sim de toda a região. “No Iraque, na Síria, e até mesmo no Líbano e na Jordânia, há um sentimento de tensão e insegurança. O fundamentalismo crescente é um desafio.”
O problema estende-se aos refugiados. D. Louis Sako visitou campos de refugiados na Turquia e no Líbano. Os Cristãos sentem “insegurança e falta de perspectivas. Não sabem para onde devem ir”.
Dada a situação de paralisia em que se encontra o país, a Igreja tem procurado auxiliar as famílias que estão em maiores dificuldades. 
Na capital iraquiana, Bagdade, o próprio edifício do seminário foi dividido em apartamentos que foram “disponibilizados para famílias carentes ou para jovens casais que desejem casar, de modo a poderem ficar” no país.
Evitar o êxodo maciço dos Cristãos tem sido, aliás, uma das batalhas do Patriarca da Igreja Caldeia. "Os Estados ocidentais não devem encorajar os cristãos a abandonar a região. Em vez disso, podem ajudar com projectos para que as pessoas fiquem, pelo menos nas aldeias.”
Para Louis Sako, que recentemente visitou 40 aldeias no norte do Iraque, “as pessoas conformam-se com pouco: medicamentos, creches, sementes, meios de transporte, postos de trabalho”. Precisam é de ajuda. Urgente.

Retirado do Zenit

Um comentário:

Unknown disse...

Deus guarde os irmãos cristã , sempre estão cercado por violência .Deus os guarde.

Postar um comentário

FINAL DE NOITE

  Como temos sobrevivido meu amor... um  mundo que não nos entende, nos leva em mar tempestuoso, jogando o barco de um lado ao outro. Queria...