Pular para o conteúdo principal

Igreja desenvolverá cooperação social com Cuba

Vejam matéria que retirei do Zenit

IILA e Sant'Egidio assinam acordo para Cuba e América Latina



Ministro italiano: “É preciso ler com atenção a Cáritas in Veritate”


Sexta-feira, 9 de setembro de 2011 (ZENIT.org) – Um acordo entre o Instituto Ítalo-Latino-Americano (IILA) e Comunidade de Sant'Egidio foi assinado ontem, em Roma, e se destina à paz e à cooperação na América Latina e no Caribe.


O ato aconteceu na seda do IILA, ente governamental que reúne a Itália a 20 países da América latina, com a presença do seu secretário-geral, Giorgio Malfatti, e do presidente de Sant'Egidio,Marco Impagliazzo.


Como testemunhas de honra, estavam presentes o ministro de Relações Exteriores da Itália, Franco Frattini, e o secretário da Comissão Pontifícia para a América Latina, o uruguaio Guzmán Carriquiry Lecour, além de diversos embaixadores da região.


Em concreto, Sant'Egidio receberá 150 mil euros no lapso de 3 anos, destinados à criação de um trabalho de cooperação social em Cuba, onde a comunidade tem um espaço concedido pelo Estado no centro histórico de Havana, no qual desenvolve um programa para os pobres.


O ministro Frattini recordou a necessidade de globalizar a solidariedade e a importância da pessoa humana, tanto na economia como nas políticas de desenvolvimento e cooperação. Disse também que o Ministério de Exteriores da Itália “já fez e fará desta colaboração uma ocasião para reafirmar, através da Cooperação Italiana, alguns valores destinados a reforçar a pessoa humana”.


Contrariamente, disse, “corremos o risco de desviar as opções de política de Exterior, baseando-nos em um critério somente de interesse, respeitável mas não suficiente em um mundo no qual a crise financeira e os desafios globais estão diante de nós”.


Terminada a cerimônia, o ministro Frattini disse a ZENIT que “a Caritas in Veritate é um documento que muitos deveriam ler com atenção”. E acrescentou: “Eu acho que, em um mundo globalizado, se não existe um verdadeiro humanismo, acaba-se pensando que o mundo está baseado somente no PIB, quando na verdade está fundado em homens e mulheres”.


Afirmou que “é com isso que devemos nos preocupar”, pois, do contrário, corre-se o risco de que “a política exterior, assim como a política europeia, se tornem áridas e não cheguem ao coração das pessoas. Esta é a mensagem que aprendemos do Papa e não somente da encíclica”.


O presidente de Sant'Egidio deu uma entrevista a ZENIT, falando da importância do acordo e de como uma contribuição da Cooperação, de pouco mais de 4 mil euros mensais, podem dar frutos em um vasto trabalho social, graças ao empenho dos voluntários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,