Pular para o conteúdo principal

Invasão da Embaixada israelense no Egito põe os militares contra a parede



Manifestantes entram em confronto com a polícia em frente à embaixada israelense no Cairo (Foto: Amr Abdallah Dalsh/Reutrers)

A cada dia que passa vai sendo desmascarada a isenção dos militares egípcios, ao mesmo tempo em que se caracteriza o caráter de fundamentalismo religioso do movimento social que acontece por lá.

Inicialmente o movimento social no Egito representou um canal de expressão dos jovens que não tinham oportunidades de trabalho, nem qualquer perspectiva de vida.

Os militares, que estavam no poder, fizeram de conta que não era com eles, e acompanharam toda a movimentação sem confrontar-se, esperando habilmente o refluxo do movimento, para encontrar uma saída em que se entregavam os anéis, mas permaneciam os dedos.

Por isso Moubarack tornou-se, junto com alguns de seus ministros o responsável direto daquela exclusão, com o aval dos militares e como se ele não fosse militar.

Os militares o mantém preso, mas não deixam a carniça, como se diz no interior.

Logo, o movimento social egípcio foi se dando conta da farsa,  decidiu ir encostando na parede os militares.

O mote foi a invasão da embaixada de Israel, já que as mortes de 5 soldados egípcios por soldados de Israel, não chegaram a levar a um rompimento de Estado para Estado.

Como o Governo interino do Egito mantém os compromissos com os EUA e Europa, este rompimento com Israel fica impossível, nas atuais condições.

Isto se torna um bom prato para o movimento social explorar, desmascarando os militares.

Com a invasão da embaixada do Egito, a morte de 3 pessoas e o ferimento de 1000, número expressivo, é de se supor que a situação do Egito se radicaliza a cada dia, podendo-se antever confrontos mais sérios, como os que ocorrem na Síria, e já ocorreram na Líbia, antes da Otan, é claro.

A previsão é de que num médio prazo ocorrerá um grande confronto destas nações com Israel, seja por haver Estados ocupados pelo fundamentalismo islâmico, seja para estes Estados desviarem seus problemas internos para outro foco. Israel, por seu turno, já percebe esta tendência e com sua posição belicista, tudo pode acontecer.

Deve-se considerar que já existem nações com a bomba atômica, o que pode levar o conflito a uma agudização mundial.
O fato é que num prazo de pelo menos uns 5 anos, deve haver um grande confronto na região. É o que penso assistindo este panorama de mudanças no Oriente Médio.

Espero estar enganado, e assistir um Estado Palestino surgindo de um diálogo entre as partes, como forma de se evitar nova guerra, além de reconhecer um direito legítimo do povo palestino ao seu território..


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como devia estar a cabeça de Mário de Andrade ao escrever este poema?

Eu que moro na Lopes Chaves , esquina com Dr.Sérgio Meira, bebendo atrasado do ambiente onde Mário de andrade viveu, e cuja casa é hoje um centro cultural fechado e protegido a sete chaves (que ironia) por "representantes" da cultura, administrada pela prefeitura... Uma ocasião ali estive, e uma "proprietária da cultura" reclamou que no passado a Diretoria da UBE - União Brasileira de Escritores, da qual fiz parte,  ali se reunia, atrapalhando as atividades daquele centro(sic). Não importa, existem muitos parasitas agarrados nas secretarias e subsecretarias da vida, e quero distância desta inoperância. Prefiro ser excluído; é mais digno. Mas vamos ao importante. O que será que se passava na cabeça do grande poeta Mário de Andrade ao escrever "Quando eu morrer quero ficar". Seria um balanço de vida? Balanço literário? Seria a constatação da subdivisão da personalidade na pós modernidade, ele visionário modernista? Seria perceber São Paulo em tod...

Profeta Raul Seixas critica a sociedade do supérfluo

Dia 21/08/2011 fez 22 anos que perdemos este incrível músico, profeta de um tempo, com críticas profundas à sociedade de seu tempo e que mantém grande atualidade em suas análises da superficialidade do Homem que se perde do principal e se atém ao desnecessário. A música abaixo não é uma antecipação do Rap? Ouro de Tolo (1973) Eu devia estar contente Porque eu tenho um emprego Sou um dito cidadão respeitável E ganho quatro mil cruzeirosPor mês... Eu devia agradecer ao Senhor Por ter tido sucesso Na vida como artista Eu devia estar feliz Porque consegui comprar Um Corcel 73... Eu devia estar alegre E satisfeito Por morar em Ipanema Depois de ter passado Fome por dois anos Aqui na Cidade Maravilhosa... Ah!Eu devia estar sorrindo E orgulhoso Por ter finalmente vencido na vida Mas eu acho isso uma grande piada E um tanto quanto perigosa... Eu devia estar contente Por ter conseguido Tudo o que eu quis Mas confesso abestalhado Que eu estou decepcionado... Porque ...

CONSTRUÇÃO

 Eu tenho  um caminho. Névoas  podem estar  obstruindo  a vista  à frente.  Não é onde irei chegar,  mas como  caminho.  O fim é o fim,  não se sabe  como será.   Sei onde ponho os pés,  sei das palavras  que saem da boca,  sei o que vejo. Presto muita atenção  em tudo  o que falam  e fazem. Choro e sorrio  pelos povos  que se espalham. Volto-me contra  os opressores  de toda ordem,  vazios e falsos Identifico níveis  de sinceridade,  porque o Sol,  as dificuldades  também moldam. Não espero  um mundo novo,  construo. Tudo é novo  para ser mantido,  ser mudado.  Tudo é novo  para ser descoberto,  e amado.