Pular para o conteúdo principal

Sudão: continuam ataques contra civis


Retirei do Zenit. Os conflitos no Sudão continuam, apesar das declarações em contrário.


Governo de Cartum prossegue ofensiva apesar do cessar-fogo


KÖNIGSTEIN, segunda-feira, 5 de setembro de 2011 (ZENIT.org) – Apesar do cessar-fogo, os ataques dos militares contra os civis no estado sudanês de Kordofan do Sul, centro das disputas, não terminaram.


O governo de Cartum continuou as operações militares apesar das declarações do presidente Omar Al-Bashir, segundo as quais o cessar-fogo de 23 de agosto havia levado calma à região.


“Não houve um cessar-fogo realmente, porque Bashir fala, mas no sue território acontecem coisas muito diferentes”, afirmaram.


“Confiamos na intervenção das Nações Unidas.” O governo leva adiante os ataques na região que cerca os montes Nuba, em Kordofan do Sul, pedindo aos milhares de rebeldes da região que abandonem as armas e que retirem a petição de maior autonomia.


O porta-voz dos militares, Alsoarmi Khaled, fez uma declaração, no último dia 31 de agosto, negando as afirmações da Anistia Internacional e de Human Rights Watch, que diziam que os ataques aéreos haviam continuado depois do cessar-fogo.


Alguns informes enviados a AIS por John Ashworth, do Sudan Ecumenical Forum, revelaram que os combates na região continuam, assim como os ataques aéreos. “Não há bombardeios, mas se combate em Mendi – informaram as fontes a AIS. Escutam-se fortes disparos.”


Até agora, as bombas provocaram pelo menos 26 mortos, 46 feridos e 150 deslocados.


Falta de alimentos

Os combates estão provocando uma carência de alimentos na região. “Não há comida no supermercado”, destacam as fontes da AIS. “As pessoas compartilham, mas a quantidade de alimentos não é suficiente.”


A maior parte das pessoas está se refugiando nas montanhas, mas as fortes chuvas provocaram problemas e doenças.


O governo de Cartum acusou o Sudão do Sul de apoiar os grupos rebeldes de Kordofan do Sul e de Darfur, além de apresentar denúncias oficiais ao Conselho de Segurança das Nações Unidas.


Respondendo a estas declarações, o ministro das comunicações no Sudão do Sul, Barnabás Marial Benjamin, disse a Reuters que “Cartum está tentando criar uma cortina de fumaça para distrair a preocupação do Conselho de Segurança pelos bombardeios de civis em Kordofan do Sul”.

“[O governo do Sudão] fracassou em sua missão de levar a paz a Darfur, Kordofan do Sul e ao Nilo Azul. Busca um bode expiatório e culpa o Sul”, acrescentou.

Com base no Acordo de Paz de 2005, em 2011 deveria acontecer um processo de consulta em Kordofan do Sul para determinar o futuro do Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,