Pular para o conteúdo principal

Sudão: continuam ataques contra civis


Retirei do Zenit. Os conflitos no Sudão continuam, apesar das declarações em contrário.


Governo de Cartum prossegue ofensiva apesar do cessar-fogo


KÖNIGSTEIN, segunda-feira, 5 de setembro de 2011 (ZENIT.org) – Apesar do cessar-fogo, os ataques dos militares contra os civis no estado sudanês de Kordofan do Sul, centro das disputas, não terminaram.


O governo de Cartum continuou as operações militares apesar das declarações do presidente Omar Al-Bashir, segundo as quais o cessar-fogo de 23 de agosto havia levado calma à região.


“Não houve um cessar-fogo realmente, porque Bashir fala, mas no sue território acontecem coisas muito diferentes”, afirmaram.


“Confiamos na intervenção das Nações Unidas.” O governo leva adiante os ataques na região que cerca os montes Nuba, em Kordofan do Sul, pedindo aos milhares de rebeldes da região que abandonem as armas e que retirem a petição de maior autonomia.


O porta-voz dos militares, Alsoarmi Khaled, fez uma declaração, no último dia 31 de agosto, negando as afirmações da Anistia Internacional e de Human Rights Watch, que diziam que os ataques aéreos haviam continuado depois do cessar-fogo.


Alguns informes enviados a AIS por John Ashworth, do Sudan Ecumenical Forum, revelaram que os combates na região continuam, assim como os ataques aéreos. “Não há bombardeios, mas se combate em Mendi – informaram as fontes a AIS. Escutam-se fortes disparos.”


Até agora, as bombas provocaram pelo menos 26 mortos, 46 feridos e 150 deslocados.


Falta de alimentos

Os combates estão provocando uma carência de alimentos na região. “Não há comida no supermercado”, destacam as fontes da AIS. “As pessoas compartilham, mas a quantidade de alimentos não é suficiente.”


A maior parte das pessoas está se refugiando nas montanhas, mas as fortes chuvas provocaram problemas e doenças.


O governo de Cartum acusou o Sudão do Sul de apoiar os grupos rebeldes de Kordofan do Sul e de Darfur, além de apresentar denúncias oficiais ao Conselho de Segurança das Nações Unidas.


Respondendo a estas declarações, o ministro das comunicações no Sudão do Sul, Barnabás Marial Benjamin, disse a Reuters que “Cartum está tentando criar uma cortina de fumaça para distrair a preocupação do Conselho de Segurança pelos bombardeios de civis em Kordofan do Sul”.

“[O governo do Sudão] fracassou em sua missão de levar a paz a Darfur, Kordofan do Sul e ao Nilo Azul. Busca um bode expiatório e culpa o Sul”, acrescentou.

Com base no Acordo de Paz de 2005, em 2011 deveria acontecer um processo de consulta em Kordofan do Sul para determinar o futuro do Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como devia estar a cabeça de Mário de Andrade ao escrever este poema?

Eu que moro na Lopes Chaves , esquina com Dr.Sérgio Meira, bebendo atrasado do ambiente onde Mário de andrade viveu, e cuja casa é hoje um centro cultural fechado e protegido a sete chaves (que ironia) por "representantes" da cultura, administrada pela prefeitura... Uma ocasião ali estive, e uma "proprietária da cultura" reclamou que no passado a Diretoria da UBE - União Brasileira de Escritores, da qual fiz parte,  ali se reunia, atrapalhando as atividades daquele centro(sic). Não importa, existem muitos parasitas agarrados nas secretarias e subsecretarias da vida, e quero distância desta inoperância. Prefiro ser excluído; é mais digno. Mas vamos ao importante. O que será que se passava na cabeça do grande poeta Mário de Andrade ao escrever "Quando eu morrer quero ficar". Seria um balanço de vida? Balanço literário? Seria a constatação da subdivisão da personalidade na pós modernidade, ele visionário modernista? Seria perceber São Paulo em tod...

PLEBISCITO POPULAR

  Está sendo organizado em todos Brasil um Plebiscito Popular, para ouvir  população sobre a redução da atual jornada de trabalho, de 6×1, que não permite só trabalhador usufruir do seu lazer junto à família, por completa falta de tempo.  Também este Plebiscito quer saber a opinião do povo sobre aumentar os impostos dos mais ricos, principalmente dos que ganham mais de R$ 50.000,00 por mês.  Este Plebiscito irá até 07 setembro de 2025 e será entregue no Congresso Nacional.

Profeta Raul Seixas critica a sociedade do supérfluo

Dia 21/08/2011 fez 22 anos que perdemos este incrível músico, profeta de um tempo, com críticas profundas à sociedade de seu tempo e que mantém grande atualidade em suas análises da superficialidade do Homem que se perde do principal e se atém ao desnecessário. A música abaixo não é uma antecipação do Rap? Ouro de Tolo (1973) Eu devia estar contente Porque eu tenho um emprego Sou um dito cidadão respeitável E ganho quatro mil cruzeirosPor mês... Eu devia agradecer ao Senhor Por ter tido sucesso Na vida como artista Eu devia estar feliz Porque consegui comprar Um Corcel 73... Eu devia estar alegre E satisfeito Por morar em Ipanema Depois de ter passado Fome por dois anos Aqui na Cidade Maravilhosa... Ah!Eu devia estar sorrindo E orgulhoso Por ter finalmente vencido na vida Mas eu acho isso uma grande piada E um tanto quanto perigosa... Eu devia estar contente Por ter conseguido Tudo o que eu quis Mas confesso abestalhado Que eu estou decepcionado... Porque ...