Pular para o conteúdo principal

Atentado e suicídio de garoto de 10 anos nos remete ao Brasil desenvolvimentista





A professora que recebeu o tiro pelas costas, surpreendeu-se ao saber que havia sido "D" o autor do disparo, convalescendo-se sobre uma cama.

Todos os que conhecem os personagens desta tragédia são unânimes em afirmar sua incompreensão com o acontecimento, pois aparentemente "D" nunca demonstrara sinal algum de anormalidade comportamental.

O fato, entretanto, em si, já traz sinais contundentes. Vejamos:

1) Pai policial militar.

Depreende-se educação rígida, militarizada, forte autoridade, com clara distinção entre o que é "certo" e o "errado".

Tive por muitos anos, em minha juventude de solteiro, um vizinho homossexual, o Betinho, excelente rapaz, muito discriminado, há  50 anos atrás.

Filho de Coronel do Exército.

Ainda que eu admita que o homossexualismo tenha muitas razões de ordem genética, existe a questão cultural de ter sido educado com tal rigidez e machismo, o que também pode ter influído sobre sua "escolha" sexual.

Betinho não está mais conosco: faleceu de AIDS quando o surto da doença não tinha os coquetéis vitamínicos de hoje.

"D" podia muito bem estar vivendo a pressão militarista de educação familiar.

Esta educação rígida esconde  as disfunções comportamentais, e torna a criança "aparentemente" ajustada e "sem problemas".

Preocupa-me sobremaneira o identificar a criança como "boa", por parte dos professores, revelando completa falta de percepção e preparo dos mesmos nos cuidados da educação.

Os "desajustados", como fui, são mais presentes e ativos que os "ajustados", que seguem as normas sem reflexão.

Mas os "desajustados", são reprimidos desde cedo, e isto os livra de internalizar as neuroses.

2) Havia uma correlação entre a educação familiar e a educação institucional, representada pela professora, e que precisa ser esclarecida.

O pano de fundo pode ser de ordem moral, comportamental, ou até mesmo sexual, não sabemos, mas deve ser investigado.

A professora é bonita? é idolatrada pelos alunos? É rígida? Maltrata as crianças? Desdenha?

Deve-se tirar a limpo a forma de relação desta professora com este aluno, o D.

A professora não está isenta de responsabilidade, e mesmo que não tivesse nada a ver, o que não creio, restaria ainda a percepção necessária do problema por ela, o que não ocorreu.

A surpresa da professora é um forte indicativo do desconhecimento do problema de seu aluno.

3) A ausência de uma educação pacifista, tendo a disponibilidade de ver e manusear uma arma, é um importantíssimo fator de deflagração da tragédia.

E aqui digo, que todos aqueles que votaram no plebiscito pela venda de armas, devem considerar-se co-autor do crime, pois disponibilizaram a arma de alguma forma.

4) O suicídio pode estar ligado, mais a um temor de receber punição, talvez paterna, do que por vontade de tirar a sua própria vida.

O suicídio pode ter sido planejado juntamente com a pretenção de atirar na mestra, porque foram ações simultâneas e imediatas.

Todos estes fatos nos remetem ao Brasil desenvolvimentista, que exige de todos, patamares cada vez mais elevados, que destrói os valores básicos da família, princialmente o amor familiar, e o amor como valor máximo, universal.

Brasil que faz um jovem matar meninas no Rio de Janeiro, deixando carta eloquente de defesa de valores fundamentalistas, como refúgio para com a perda do sentido da vida no mundo.

É a perda de valores versus um purismo espiritual, comprimindo o indivíduo de hoje.

Imagine isto em uma criança.

O Brasil não tem tempo em sua arrancada para um novo patamar civilizatório.

Todos devem se enquadrar e buscar rapidamente o seu espaço, não havendo mais oportunidades para reexames das mentes e os corações.

Os tiros, a êsmo, continuarão a ser disparados, "sem explicação" como os inùmeros assassinatos que ocorrem constantemente na sociedade norteamericana, acostumada à neurose capitalista.

Sim, desejamos um Brasil mais calmo, com desenvolvimento, mas com proveito, aproveitamento da vida, compartilhamento do tempo para um usufruto de amor social.

É possível a sociedade do amor? da paz?

"D" preserva o nominho que este menino nos deixa, para não ser mais condenado.

"D" não precisava ter feito isto.

Muitas circunstâncias o levaram a este crime.

Não aceito que um garoto de 10 anos pudesse ter decidido, com malignidade, ter feito este crime, sem se sentir impelido a fazê-lo.

Brasil desenvolvimentista...

Pela primeira vez sinto em minha a vontade de ser saudosista.

Ah, que saudade me dá do Brasil dos anos de 1950/60.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,