Pular para o conteúdo principal

Vaticano pede o reconhecimento do Estado Palestino na ONU

Retirado do Zenit

Mamberti pede “decisões valentes” no conflito palestino
Intervenção do secretário para as Relações com os Estados na ONU
NOVA YORK, quarta-feira, 28 de setembro de 2011 (ZENIT.org) – A Santa Sé pediu, diante das Nações Unidas, nesta terça-feira, “decisões valentes” para superar o conflito entre israelenses e palestinos, aplicando o direito internacional, que prevê a existência de dois Estados.
O arcebispo Dominique Mamberti, secretário da Santa Sé para as Relações com os Estados, foi o encarregado de expor a posição vaticana, em uma declaração apresentada diante da assembleia geral.
Fazendo referência à reivindicação apresentada em 23 de setembro pelo presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmud Abas, de reconhecer esta entidade como Estado membro da ONU, o comumente chamado “ministro de Assuntos Exteriores” do Papa considerou que a paz no Oriente Médio passa pela aplicação da Resolução 181 da ONU, de 1947, que “coloca a base jurídica para a existência de dois Estados”.“Um deles já foi criado, enquanto o outro ainda não foi constituído, apesar de que já se passaram quase 64 anos”, recordou Mamberti.
A Santa Sé, reconheceu, “está certa de que, quando se quer a paz, é preciso saber tomar decisões valentes”.
Por isso, afirmou, “é necessário que os órgãos competentes das Nações Unidas tomem uma determinação que ajude a aplicar de forma efetiva o objetivo final, isto é, a realização do direito dos palestinos a ter seu próprio Estado independente e soberano, e o direito dos israelenses à segurança, estando ambos os Estados com fronteiras reconhecidas internacionalmente”.Segundo o representante do Papa, “a resposta das Nações Unidas, seja qual for, não constituirá uma solução completa, e só se alcançará uma paz duradoura mediante negociações de boa fé entre israelenses e palestinos, evitando ações ou condições que contradigam as declarações de boa vontade”.
“A Santa Sé, por conseguinte, exorta as partes a retomarem as negociações com determinação e lança um apremiante apelo à comunidade internacional para que aumente o seu compromisso e estimule a sua criatividade e suas iniciativas, para que se chegue a uma paz duradoura, no respeito pelos direitos dos israelenses e dos palestinos”, concluiu Dom Mamberti.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Soneto de Dom Pedro Casaldáliga

Será uma paz armada, amigos, Será uma vida inteira este combate; Porque a cratera da ... carne só se cala Quando a morte fizer calar seus braseiros. Sem fogo no lar e com o sonho mudo, Sem filhos nos joelhos a quem beijar, Sentireis o gelo a cercar-vos E, muitas vezes, sereis beijados pela solidão. Não deveis ter um coração sem núpcias Deveis amar tudo, todos, todas Como discípulos D'Aquele que amou primeiro. Perdida para o Reino e conquistada, Será uma paz tão livre quanto armada, Será o Amor amado a corpo inteiro. Dom Pedro Casaldáliga

UM CORPO ESTENDIDO NO CHÃO

 Acabo de vir do Largo de Pinheiro. Ali, na Igreja de Nossa Senhora de M Montserrat, atravessa  a Cardeal Arcoverde que vai até a Rebouças,  na altura do Shopping Eldorado.   Bem, logo na esquina da igreja com a Cardeal,  hoje, 15/03/2024, um caminhão atropelou e matou um entregador de pão, de bike, que trabalhava numa padaria da região.  Ó corpo ficou estendido no chão,  coberto com uma manta de alumínio.   Um frentista do posto com quem conversei alegou que estes entregadores são muito abusados e que atravessam na frente dos carros,  arriscando-se diariamente. Perguntei-lhe, porque correm tanto? Logo alguém respondeu que eles tem um horário apertado para cumprir. Imagino como deve estar a cabeça do caminhoneiro, independente dele estar certo ou errado. Ele certamente deve estar sentindo -se angustiado.  E a vítima fatal, um jovem de uns 25 anos, trabalhador, dedicado,  talvez casado e com filhos. Como qualquer entregador, não tem direito algum.  Esta é minha cidade...esse o meu povo

Homenagem a frei Giorgio Callegari, o "Pippo".

Hoje quero fazer memória a um grande herói da Históra do Brasil, o frei Giorgio Callegari. Gosto muito do monumento ao soldado desconhecido, porque muitos heróis brasileiros estão no anonimato, com suas tarefas realizadas na conquista da democracia que experimentamos. Mas é preciso exaltar estas personalidades cheias de vida e disposição em transformar o nosso país numa verdadeira nação livre. Posso dizer, pela convivência que tive, que hoje certamente ele estaria incomodado com as condições em que se encontra grande parte da população brasileira,  pressionando dirigentes e organizando movimentos para alcançar conquistas ainda maiores, para melhorar suas condições de vida. Não me lembro bem o ano em que nos conhecemos, deve ter sido entre 1968 e 1970, talvez um pouco antes. Eu era estudante secundarista, e já participava do movimento estudantil em Pinheiros (Casa do estudante pinheirense - hoje extinta), e diretamente no movimento de massa, sem estar organizado em alguma escola,