Pular para o conteúdo principal

Vocês sabem qual é a minoria mais discriminada?

Vamos lá, dou três de lambuja para vocês.

Serão os negros, os afrodescendentes, que passaram por 3 séculos de escravidão no país, e com a República foram marginalizados?

Ou estarão as mulheres, excluídas, ainda desniveladas de direitos relativamente aos homens, e com uma sobrecarga de trabalho doméstico, consequência de uma cultura patriarcal portuguesa?

Ou ainda o GLP, as pessoas que são retiradas do convívio social, por opção sexual diversa do heterossexualismo?

Passam por grande discriminação nos locais de trabalho, de estudo e de moradia.

Se vocês escolheram algum destes três segmentos, vocês erraram.

A minoria mais discriminada que brevemente se tornará uma maioria discriminada, devido a melhoria da qualidade de vida e consequente aumento da longevidade, são os idosos do Brasil.

São rejeitados pela família, pelo estado, pelas empresas, pelos movimentos sociais, até pelas religiões.

Os idosos não se tornaram um movimento de minoria organizada.

Ao contrário, agonizam pelos cantos das cidades, abandonados, em asilos fedorentos e violentos, sem higiene, nem um recanto onde possam encostar a carcaça velha para repousar.

Não conseguem pegar um ônibus, senão quando têm passageiros que pagam, no ponto.

Não conseguem empregos, que bem poderiam ser oferecidos, pelas suas capacidades, mas que devido à sua idade, são simplesmente descartados.

Não conseguem ser respeitados pelas famílias.

Muitas famílias esquecem-se de que foram eles que os criaram, e os descartam em algum asilo, se tanto.

Se permanecem em casas de família, são maltratados psicologica ou fisicamente.

Não podem reclamar, somente elogiar.

Não podem pedir, mas apenas aguardar, no máximo.

Não podem nada.

São totalmente desprezados.

O Governo não os vê, as Igrejas os vêem um pouco, poucas famílias os protegem.

São verdadeiros párias sociais, abandonados nas praças, e nas calçadas, onde dormem.

Não tomam banhos, não tem banheiros, tem que levantar cedo, e acordados pela polícia municipal, vão desocupando as praças, ao raiar do dia.

Precisamos considerar que, com o aumento do tempo de vida dos brasileiros, este segmento crescerá muito nos próximos anos, e estará em grande desvantagem, em relação aos outras minorias, que estão ganhando espaço e aumentando seus direitos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como devia estar a cabeça de Mário de Andrade ao escrever este poema?

Eu que moro na Lopes Chaves , esquina com Dr.Sérgio Meira, bebendo atrasado do ambiente onde Mário de andrade viveu, e cuja casa é hoje um centro cultural fechado e protegido a sete chaves (que ironia) por "representantes" da cultura, administrada pela prefeitura... Uma ocasião ali estive, e uma "proprietária da cultura" reclamou que no passado a Diretoria da UBE - União Brasileira de Escritores, da qual fiz parte,  ali se reunia, atrapalhando as atividades daquele centro(sic). Não importa, existem muitos parasitas agarrados nas secretarias e subsecretarias da vida, e quero distância desta inoperância. Prefiro ser excluído; é mais digno. Mas vamos ao importante. O que será que se passava na cabeça do grande poeta Mário de Andrade ao escrever "Quando eu morrer quero ficar". Seria um balanço de vida? Balanço literário? Seria a constatação da subdivisão da personalidade na pós modernidade, ele visionário modernista? Seria perceber São Paulo em tod...

PLEBISCITO POPULAR

  Está sendo organizado em todos Brasil um Plebiscito Popular, para ouvir  população sobre a redução da atual jornada de trabalho, de 6×1, que não permite só trabalhador usufruir do seu lazer junto à família, por completa falta de tempo.  Também este Plebiscito quer saber a opinião do povo sobre aumentar os impostos dos mais ricos, principalmente dos que ganham mais de R$ 50.000,00 por mês.  Este Plebiscito irá até 07 setembro de 2025 e será entregue no Congresso Nacional.

Profeta Raul Seixas critica a sociedade do supérfluo

Dia 21/08/2011 fez 22 anos que perdemos este incrível músico, profeta de um tempo, com críticas profundas à sociedade de seu tempo e que mantém grande atualidade em suas análises da superficialidade do Homem que se perde do principal e se atém ao desnecessário. A música abaixo não é uma antecipação do Rap? Ouro de Tolo (1973) Eu devia estar contente Porque eu tenho um emprego Sou um dito cidadão respeitável E ganho quatro mil cruzeirosPor mês... Eu devia agradecer ao Senhor Por ter tido sucesso Na vida como artista Eu devia estar feliz Porque consegui comprar Um Corcel 73... Eu devia estar alegre E satisfeito Por morar em Ipanema Depois de ter passado Fome por dois anos Aqui na Cidade Maravilhosa... Ah!Eu devia estar sorrindo E orgulhoso Por ter finalmente vencido na vida Mas eu acho isso uma grande piada E um tanto quanto perigosa... Eu devia estar contente Por ter conseguido Tudo o que eu quis Mas confesso abestalhado Que eu estou decepcionado... Porque ...